Professor: protagonista do desenvolvimento humano

Qualidade do ensino passa pelo incremento da profissão que precisa ser valorizada por ser fundamental na equalização do desafio de alinhar o desenvolvimento econômico ao social

12/10/2018 07:10 / Atualizado em 11/10/2018 21:20
Professor: protagonista do desenvolvimento humano

Igualar as oportunidades e distribuir renda, para tirar o país da vergonhosa posição de um dos mais desiguais do mundo.

Este enorme desafio, de alinhar o desenvolvimento econômico ao social, não é possível de ser transposto sem o trabalho do professor, profissional que tem o seu dia lembrado na próxima segunda-feira (15 de outubro). Momento propício para exaltar o valor e o respeito que a classe merece.

?A atuação do docente é fundamental para que haja progressos na sociedade, para que acreditemos na esperança de um dia melhor com pessoas melhores, muito mais competentes e humanas?, diz a professora Simone Pacheco Lacerda.

Embora conhecida, a fórmula do sucesso é pouco seguida por aqui, infelizmente: nações desenvolvidas apostaram em carreira promissoranas salas de aula, com salário atraente.

?Valorizar os professores é dar sentido à educação, visto que somos uma peça muito importante nesta engrenagem. Quando se pensa e investe no docente, está significando o fazer escolar, a qualidade tão indispensável neste contexto de formação e de conhecimento?, reforça Simone Lacerda, que é formada em Letras pelo Centro Universitário São Camilo, com pós-graduação em Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.

Pedagoga-orientadora educacional da tradicional escola cachoeirense CIAC Raymundo Andrade, Maria das Graças Gomes Moreno avalia que o professor precisa ser mais respeitado tanto pelos alunos quanto pela sociedade. ?E o respeito deveria vir também com o reconhecimento através de um bom salário... um salário digno, na verdade. Hoje, o professor não tem voz mais, como era antigamente, financeiramente falando?, aponta.

Maria das Graças lembra que se trata da importante profissão que forma todas as outras e conclui citando o renomado filósofo e educador Rubens Alves.?Veio-me a imagem daquela flor de campo: uma bola de sementes brancas, a gente dá um sopro, as sementes saem voando como se fossem paraquedas, para irem nascer lá longe, onde o vento as levou? Assim é o educador: uma bola de sementes-palavra onde se encontra o sonho que ele deseja plantar?.