Nova sala facilita a vida do empreendedor - Jornal Fato
Especial

Nova sala facilita a vida do empreendedor

Está prevista para 24 de julho a inauguração da nova Sala do Empreendedor que vai concentrar serviços num só local


Se tempo é dinheiro, empreendedores em Cachoeiro de Itapemirim, ao longo dos anos, têm deixado na mesa uma fortuna desde o momento em que decidem regularizar a atividade empreendedora até conseguirem. São muitos documentos, autorizações, licenças, vistorias, ufa! Uma verdadeira maratona que pode levar meses e muitas idas e vindas antes que a ideia de negócio vença a burocracia e se torne realidade.

Medidas alentadoras para diminuir a perda de empo neste processo começaram a ser adotada em Cachoeiro de Itapemirim. Muitas delas, iniciativas simples, mas de grande impacto no andamento de todo o processo. Uma delas está em curso e pretende facilitar a vida dos empreendedores. Está prevista para 24 de julho a inauguração da nova Sala do Empreendedor.

O objetivo é reunir num só lugar - uma sala alugada no shopping Cachoeiro, atualmente em reforma - todos os departamentos envolvidos na formalização de negócios, para que tudo possa ser resolvido num só lugar. Nela, vão atuar profissionais das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Semdec), de Fazenda (Semfa), de Meio Ambiente (Semma) e de Saúde (Semus). Faculdade Multivix, Centro Universitário São Camilo, Sistema S, Sindicato Rural de Cachoeiro, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Banco do Brasil, Sebrae, Sindirochas, Acisci e Sicoob Sul serão parceiros.

A proposta da sala do empreendedor é resolver tudo no local. Os órgãos estaduais necessários, estão envolvidos e integrados eletronicamente através do sistema Simplifica ES, como corpo de bombeiro, Secretaria de Estado da Fazenda, Receita Federal, Junta Comercial e Vigilância Sanitária Estadual.

"Com a concentração desses serviços, o empresário ganha tempo para abrir seu negócio, com a proposta de abertura de empresas no mesmo dia para os casos de baixo risco. Para os casos de alto risco, o empresário já encontra as orientações para emissão de licenças e alvarás sem precisar percorrer vários setores da prefeitura", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

 

DE TUDO

O espaço tem a missão de atender todos os portes de empresas e as pessoas físicas interessadas em formalizar um negócio. Concentrará serviços, como divulgação do mapa de oportunidades do município para o empreendedor, renegociação de débitos tributários municipais inscritos em dívida ativa, oferta de microcrédito produtivo em parceria com instituições bancárias, consulta de débitos tributários municipais e execuções fiscais, emissão de certidões municipais (negativas e de zoneamento), emissão de guias de recolhimento de tributos e taxas municipais.

Também deverão ser disponibilizados, dentre outros, atendimentos preliminares do empreendedor (ME, EPP e MEI) para formalização, orientação ambiental, licença ambiental, atendimento ao MEI no que tange à declaração anual simplificada de forma gratuita, formalização empresarial (alvará de localização), emissão do documento de arrecadação do Simples Nacional do MEI.

A nova Sala do Empreendedor servirá, ainda, para realização de cursos, treinamentos, palestras e capacitações para empreendedores e servidores, oferta de planos de negócios e consultorias (com agente do Sebrae), emissão documento de arrecadação do produtor, realização de consultoria tecnológica (Sebraetec), emissão do talão do produtor, acompanhamento do pós-crédito e diversas finalidades já definidas pela prefeitura de Cachoeiro.

"Vamos elevar o apoio ao empreendedor a um novo patamar em Cachoeiro. Teremos um verdadeiro centro de atendimento, com vários serviços em um único lugar, para agilizar procedimentos e melhor atender os empresários e investidores de nosso município", destacou o prefeito Victor Coelho.

Atualmente, a Sala do Empreendedor funciona no Mercado Municipal São João, bairro Amarelo, com orientações sobre formalização do Microempreendedor Individual (MEI), consulta de viabilidade e acesso a microcrédito. O atendimento é feito das 9h00 às 18h00.

Comentários