Mulheres na rota da segurança pessoal - Jornal Fato
Especial

Mulheres na rota da segurança pessoal

Cada vez mais mulheres se interessam pela posse de arma e defesa pessoal em Cachoeiro de Itapemirim


Foto: Douglas Dultra e Gabriel Canas

De acordo com especialistas, os momentos em que as mulheres se tornam mais vulneráveis à ação de criminosos é quando estão saindo ou chegando em suas residências. Por isso, estão se tornando cada vez mais conscientes da importância de se prevenirem. Muitas delas quebraram a imagem de sexo frágil e já estão adquirindo armas de fogo e sprays para se defenderem.

Existem diversas outras situações em que as mulheres são ameaçadas, coagidas, abusadas e o uso do spray pode salvar sua vida e de outras pessoas ao seu redor. Tudo depende de como são utilizados, da forma correta de manuseio e no momento certo, daí a importância dos treinamentos.

De olho nessa necessidade do público feminino, a Rota Militar organiza o primeiro curso "Defenda-se" exclusivamente para as mulheres. Em aulas teóricas e práticas, elas vão aprender as técnicas para utilizar o spray e como manusear arma de fogo em casa, garantindo sua segurança e de sua família.

"As mulheres estão tomando a iniciativa de buscar se defender sem depender de ninguém. É uma forma de empoderamento e de mostrar que são muito capazes" avalia Silvia Marin, proprietária da Rota Militar. "A maioria das mulheres é corajosa e arrojada: elas gostam da espingarda calibre 12, por exemplo" admira.

As mulheres procuram cada vez mais a utilização de armas de fogo: médicas, advogadas, pecuaristas entre outras profissões são freqüentadoras assíduas da Rota Militar. Muitas vão conhecer o stand de tiro e a loja Rota Militar acompanhadas de seus companheiros e acabam se interessando pela prática que é usada tanto para defesa quanto esporte.

Silvia Marin avalia que após a posse do presidente Jair Bolsonaro e as mudanças na Lei para a posse de armas de fogo, a procura cresceu e continua aumentando dia após dia. Em 2018, 47,6 mil pessoas adquiriram armas de fogo. Esse número passou para 70,8 mil nos primeiros 11 meses de 2019.  "Damos toda a assessoria na escolha da arma, no treinamento, documentação, enfim, o que é necessário para se ter armas de fogo em casa, com segurança e dentro do rigor da legislação" garante.

A arma de fogo coloca as mulheres em igualdade se um invasor atentar contra sua vida e de sua família dentro de casa. De acordo com Silvia Marin, as mulheres estão tomando consciência de que podem desenvolver essa habilidade de forma segura e técnica. "Armas de fogo são registradas, toda a vida de uma pessoa fica à disposição da Polícia Federal. E preparamos as mulheres para esse fim" explica Marin.

 

DEFENDA-SE

O curso tem duração de um dia com certificado. Qualquer mulher acima de 18 anos pode fazer. Basta entrar em contato e fazer a reserva. Caso queira ir antes conhecer, o espaço também está liberado a visita, previamente agendada. O treinamento também dá noções de reação em situação de perigo, em que a mulher pode ser vítima de repente. Haverá também instrutor de defesa pessoal para ensinar ações eficazes de defesa e imobilização do agressor. O lado psicológico é trabalhado de forma positiva, tanto para reações inesperadas quanto a autoestima e a segurança que as mulheres adquirem ao longo do treinamento. A Rota Militar tem um espaço totalmente seguro para garantir atendimento personalizado.

 

REFERÊNCIA

A Rota Militar completa 8 anos de fundação em Cachoeiro de Itapemirim. É, hoje, a referência no sul do Espírito Santo quando o assunto é stand de tiro, aquisição de armas de fogo e documentação necessária para essa compra. Além de toda a assessoria para habilitação junto à Polícia Federal, que após diversas avaliações e testes dá o aval final.

O porte de arma é mais complexo e a mulher precisa provar que necessita desta proteção fora de casa. Em ambos os casos a consultoria é completa: "Nós orientamos sobre armas, munições, manutenção e como guardar de forma segura em casa. Mas deixamos as mulheres à vontade para escolher o que melhor lhes serve, de acordo com suas expectativas" frisa Silvia Marin.

 

EVENTO ROTA DELAS

Em homenagem ao dia internacional da mulher, neste sábado (7) a partir de 9h00 vai acontecer um café da manhã para as mulheres, conhecerem, tirar dúvidas, e verem o stand de tiros ao vivo.

 

SERVIÇO

ROTA MILITAR - Av. Francisco Lacerda de Águiar, 271 - Gilberto Machado, Cachoeiro de Itapemirim - ES, 29304-626 Telefones 3028-9242 / 99961-3242

Comentários