Medicina é plantão permanente pela vida

Médicos respondem como avaliam a profissão e sua escolha após os grandes desafios de salvar vidas

19/10/2021 09:40
Medicina é plantão permanente pela vida

Se formar em medicina sempre foi o sonho de muitas pessoas. Ainda hoje é um dos cursos mais procurados. Nos próximos anos, 50 novos profissionais entram no mercado de trabalho, formados em Cachoeiro de Itapemirim. Para quem já atingiu esse objetivo, e está na estrada há mais tempo, o Dia do Médico, comemorado em 18 de Outubro, é data de reflexão sobre a profissão.

Medicina e vida: são palavras que andam juntas e se envolvem, de acordo com a médica Andressa Mussi. ?Cada ano foi uma descoberta. Completo 31 anos de formada e em cada ano tive uma conquista. Quando abraçamos a medicina, abdicamos de algumas coisas, mas ganhamos em temperança, experiência, resiliência, luz e sabedoria com nossos pacientes. Eu tenho o privilégio de cuidar de bebês, crianças e jovens. Não é fácil: medicina é desafiadora, ainda mais com a pandemia, mas as crianças nos trazem energia?, garante Andressa.

A médica Andressa Mussi

Os médicos são desafiados diariamente a se atualizar, principalmente em dedicação aos pacientes, avançando nos tratamentos. ?Tratar, confortar o paciente e sua família nos faz ser humanos melhores?. Ela cita Adib Jatene, um exemplo de ética e profissionalismo. ?A função do médico é curar. Quando ele não pode curar, precisa aliviar. E quando não pode curar nem aliviar, precisa confortar?, conclui Andressa Mussi.

Para Gediel Teixeira Xavier, a medicina é o ponto de encontro dele com sua missão de vida. ?É quando a gente se encontra realmente e tem certeza de que nasceu para aquilo. Independentemente de onde estamos atuando, cirurgia ou clínica, qualquer lugar é perfeito para minha atuação. Nem vejo o tempo passar. Quando você está ali, é dedicação total para que tudo saia perfeito?.

O médico Gediel Teixeira Xavier

O médico José Polido tem uma trajetória de dedicação. Para ele, escolher a profissão na juventude não é tarefa fácil, pois na maioria das vezes irá exercê-la para o resto da vida. ?Depois que ingressamos na carreira é que descobrimos a nossa escolha. Alguns privilegiados, e aí me incluo, descobrem terem feito a escolha certa, outros, não. Para ser médico e ser feliz como médico, assim como em outras profissões, é preciso sentir que poderá fazer a diferença na vida das pessoas na sociedade, para o bem. É preciso ter prazer no dia a dia. É preciso ser um privilegiado na hora da escolha da profissão?, conta Polido.

A médica Sabina Aleixo e o marido Dr José Polido

Sabina Aleixo, médica casada com José Polido diz que escolheu certo: ?ser médico é poder fazer a diferença na vida de pessoas que nos procuram para ajudar. Sou feliz com a minha escolha! Mais ainda de ter um companheiro que pensa a medicina como eu?.

 

O médico Leandro Baptista Pinto

E é preciso amar muito o ser humano. A afirmação é do médico Leandro Baptista Pinto que se declara realizado na profissão. ?Ser médico é uma missão, uma paixão incondicional para cuidar de pessoas. Um verdadeiro sacerdócio onde podemos praticar a empatia e aliviar o sofrimento do outro. A pandemia nos proporcionou viver esse propósito todos os dias?, conta.

O médico Pedro Herbert Casimiro Onofre

De acordo com Pedro Herbert Casimiro Onofre, os acontecimentos são decisivos nas jornadas de cada ser humano. ?Assim ocorre no casamento, na chegada de filhos, num episódio marcante, às vezes doloroso. Assim é a medicina em minha vida. Com ela, o meu propósito se resplandeceu - a oportunidade de entrar na vida das pessoas para conduzir ao alívio, esperança, reabilitação e cura torna a medicina, antes de tudo, um caminho de educação para a alma. Realmente não há palavras capazes de descrever a emoção e o significado de poder ajudar o próximo como ofício. Neste dia, agradeço ao Criador pela oportunidade bendita?, reflete o médico.

O médico Noedson Ultramar

O médico Noedson Ultramar diz que a medicina é uma das ciências mais completas, que trata o ser humano nas áreas do corpo, prevenção, restauração, e investiga as causas das doenças e abrange várias áreas do conhecimento.  ?Dizia Hipócrates o, 'pai da medicina': Aliviar a dor é obra divina.  É um dom de Deus. Precisamos de muita fé e habilidades amor e dedicação. Os médicos estão sempre prontos para cuidar orientar, proteger. Ouvir com a alma e atender com o coração. Plantão permanente pela vida?.