Marilene Depes: uma entusiasta pela vida - Jornal Fato
Especial

Marilene Depes: uma entusiasta pela vida

Marilene Depes é a segunda mulher a receber o título, que é concedido desde 1990


- Foto Divulgação

Oferecido a pessoas que são exemplos de vida e se destacam com o seu trabalho, de forma a contribuir com o desenvolvimento da cidade, o título de Cachoeirense Presente Nº 1 é concedido pela Câmara Municipal desde 1990.

A homenageada deste ano de 2019 é a escritora e gerontóloga Marilene Depes, 74 anos, que concedeu entrevista ao Jornal ES de Fato, para falar sobre a emoção e importância de receber o título, que será entregue dia 26 de junho, às 19h00, no Jaraguá Tênis Clube.

Marilene é graduada em Direito, Filosofia - História, fez pós-graduação e mestrado em Gerontologia. É natural de Cachoeiro de Itapemirim, tem três filhos e sete netos. É uma entusiasta pela vida e acredita fielmente nos trabalhos comunitários, aos quais se dedica com paixão, na ação dos Conselhos e nos Direitos Humanos. Tem cinco livros publicados e é presidente da Academia Cachoeirense de Letras (ACL).

Quem comemorou a escolha para receber o título foi o vereador Braz Zagotto (SD), que agradeceu o apoio dos colegas. "Vai ser uma grande festa, abrilhantada por uma grande mulher, querida e respeitada em nosso município", afirmou.

Braz considera que além de competente profissional em suas áreas, Marilene já atuou como secretária em várias gestões da administração municipal, além de ser presidente do Conselho Municipal de Pessoas Idosas, presidente do Conselho da Mulher e diretora da Casa de Repouso Vila Aconchego. "Marilene está em todas. Nunca fugiu e não foge de desafios. É uma cidadã a quem devemos muito, porque sempre contribuiu para o desenvolvimento de Cachoeiro", finalizou Braz.

 Confira a entrevista:    

JORNAL FATO - Na próxima semana você recebe a homenagem de Cachoeirense Presente Nº 1. Qual a sensação de receber um título tão importante?

Marilene Depes - Naturalmente estou ansiosa com as homenagens que vou receber. É muita honra, entre uma população de mais de 200 mil habitantes, ter sido indicada pela Câmara Municipal. Sempre coloquei minha vida a serviço, como profissional e voluntária, principalmente nas políticas em defesa das mulheres e dos idosos.

 Em abril, o vereador Braz Zagotto comemorou o resultado e disse que você é uma mulher respeitada e muito querida no município. Ele afirmou que você não foge dos desafios e contribui muito para o desenvolvimento da cidade. Como se sente com essa declaração?  

Fiquei honrada pela indicação do vereador Braz Zagotto e acolhi sua declaração com carinho e respeito. Sempre estive presente em ações que objetivem o desenvolvimento do meu povo e da minha cidade. Sou uma defensora ferrenha das ações que envolvam o meio ambiente.

 De que forma o Cachoeirense Ausente pode colaborar com a cidade?

Continuando a servir voluntariamente nos espaços para os quais sou requisitada.

 Qual sua expectativa para esta edição do evento?

Acredito que a festa vai ter um destaque especial: pela primeira vez duas mulheres serão homenageadas na Festa da Cidade. E acredito que movida pela sensibilidade que faz parte da nossa natureza, a festa será emocionante!

 Uma mensagem...

O título que vou receber, que honrosamente a Câmara Municipal me atribuiu, não pertence só a mim, e sim a todos que lutam pela melhoria das condições de vida das pessoas que sofrem preconceitos, violência, abusos de todo tipo. O Título de Cachoeirense Presente atribuído a mim pertence a toda categoria de pessoas que lutam por um mundo melhor!

Comentários