Lar de idosos dá lições de economia e sustentabilidade - Jornal Fato
Especial

Lar de idosos dá lições de economia e sustentabilidade

Despesas com água, energia e material de limpeza chegam a mais de 80% e fazem do local um exemplo de respeito ao meio-ambiente


Foto: Divulgação

Imagine um local que além de cuidar bem dos idosos, com proposta de integração, também cuida da sustentabilidade. É assim no Lar Nina Arueira em Cachoeiro de Itapemirim.

O visionário Sebastião José de Oliveira, diretor do Lar, construiu sistema inteligente de captação da água da chuva e energia solar. Com o aquecimento, os idosos têm banho quente sem pesar na conta de energia elétrica. Água filtrada e armazenada para usos de limpeza ajuda nas contas mensais: uma economia surpreendente para o local.

"Dependemos da natureza. Mas já chegamos a 86% de economia na água usada aqui no Nina Arueira" explica Sebastião. "Se houver um fluxo de chuva constante, chegamos a pagar apenas a taxa (mínima) da concessionária" calcula o diretor.

E a água é utilizada para quase tudo. Filtrada e limpa, ela vai para os chuveiros. Só não é utilizada para alimentação. Aliás, água quente nos chuveiros, todos os dias, não é preocupação, devido às placas de energia fotovoltaicas instaladas há dois anos.

"Nossa média de economia é de 85%. Só não chega a mais devido à legislação que ainda é atrasada no país" avalia Sebastião, mencionando os impostos que pesam ainda para os geradores de energia solar.

Hoje, com oito senhores, 16 senhoras e cerca de 14 funcionários, que trabalham em dias e horários alternados, o Lar Nina Arueira se destaca pela sustentabilidade.

As paredes foram todas pintadas com cores claras para aproveitar ao máximo a luz solar. E mesmo quando são acesas, as lâmpadas de led consomem menos energia e ajudam a economizar.

Além disso as janelas amplas ajudam no fluxo do ar. E com essa racionalidade toda, os vovôs e vovós do lar Nina Arueira ainda têm um luxo extra: "Com essa economia de energia conseguimos recentemente ar condicionado para todos os idosos que moram aqui. Assim, eles ficam mais confortáveis no calor de Cachoeiro", comemora Sebastião.

E não é só na gestão de água e energia que o Lar Nina Arueira dá exemplo: os produtos de limpeza também são produzidos lá. São adquiridos matéria-prima e alguns componentes para gerar sabonetes, desinfetantes, amaciantes para roupas e até sabão em pó.

"É uma economia de até 60% nas contas" contabiliza Sebastião que destaca: "Até a qualidade de vida dos idosos melhorou, aumentando a expectativa de vida deles. Fico muito feliz com isso" avalia o diretor.

Comentários