Especial Emancipação: Faltam livros para contar a história de Cachoeiro

Há anos não há lançamentos de livros que narrem as memórias e a maioria dos títulos lançados há mais tempo não está acessível.

28/03/2023 08:00 / Atualizado em 24/03/2023 09:40
Especial Emancipação: Faltam livros para contar a história de Cachoeiro /Foto: Divulgação

Ao completar 156 anos de emancipação política e administrativa, Cachoeiro de Itapemirim, não têm motivos para comemorar no que diz respeito à sua memória. Há anos não são lançadas obras que relembrem a trajetória do município, a última foi um relançamento em 2020.

Na biblioteca municipal, que fica na Casa da Memória, no centro da cidade, estão disponíveis para os cachoeirenses apenas três títulos, sendo os últimos lançamentos de originais em 2004. Demonstra um hiato que segue até os dias atuais, como afirma Augusto Cesar Sales, técnico em serviço administrativo, que conversou com nossa reportagem.

?Os historiadores foram falecendo. É uma questão pessoal. O próprio escritor tem que se interessar. Tem gente trabalhando em cima disso, mas ainda não foi lançado?, explica.

Para Carlos Alexandre Rodrigo Peçanha, responsável pela livraria ?Caminho do Saber?, há demanda por livros que relatem a Capital Secreta, porém os altos custos impedem que novas obras sejam lançadas.

?A procura hoje por história de Cachoeiro, sempre tem quando há uma comemoração em escola. As mães procuram para poder fazer aquele exercício. Fora isso, são aquelas pessoas que saem de Cachoeiro e, quando voltam, vêm a livraria procurar coisas novas. Existem bastantes autores, o problema está em editar o livro. Hoje, é muito caro. Tem escritores que têm boa vontade de fazer, mas não tem o dinheiro.?

 

Veja as obras disponíveis:

 

 

 

Minha terra meu e meu município, de Antonio Marins: Obra originalmente lançado em 1920, que teve um relançamento em 2020, ano de seu centenário. O livro se caracteriza como um apanhado de entrevistas que o autor fez com pessoas que participaram da história de Cachoeiro. A obra é única disponível para venda.

Onde encontrar: Casa da Memória e Livraria Caminho do Saber, ambas no centro da cidade.

 

 

Voltando ao Cachoeiro Antigo, de Manoel Gonçalves Maciel (Vol. 1 e 2): Livro em dois volumes, lançados em 1999 e 2004. A obra é um vasto acervo da memória da Capital Secreta, em mais de 800 páginas, o historiador e professor faz um registro da memória de Cachoeiro de Itapemirim.

Onde encontrar: Casa da Memória, disponível somente para empréstimo.

 

 

Cachoeiro ? Uma história de Lutas, de Evandro Moreira: Apesar de lançado em 2004, a obra faz um recorte a partir do ano de 1539, no período da colonização do Brasil. Nas 636 páginas, o autor separou trechos do livro por assuntos, em cada segmento há registros cronológicos ano a ano.

Onde encontrar: Casa da Memória, disponível somente para empréstimo.