Dia do C vai ser marcado por ações sociais em todo o estado

As iniciativas integram um grande movimento de solidariedade coordenado por essas organizações

06/07/2024 08:00
Dia do C vai ser marcado por ações sociais em todo o estado /Foto: Divulgação

Hoje, 6 de junho, o mundo inteiro celebra o Dia Internacional do Cooperativismo. A data chama a atenção da sociedade para o trabalho desenvolvido pelas cooperativas e o papel delas na construção de uma sociedade mais justa e próspera para todos. No Espírito Santo, cooperativas de todo o estado vão realizar ações em diversos municípios.

As iniciativas integram um grande movimento de solidariedade coordenado por essas organizações, intitulado Dia de Cooperar (Dia C). As comunidades poderão acessar uma série de serviços de saúde, cidadania e recreação gratuitamente. Para este primeiro sábado de julho, estão programadas ações em cidades como Cariacica, Mimoso do Sul, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha e Serra.

Além das celebrações, as cooperativas estão se engajando em outras atividades para fazer o bem, como campanhas de doação de sangue e de apoio a instituições sociais. O Dia C engloba tanto iniciativas pontuais quanto contínuas, como programas, projetos e parcerias de longa duração.

?Ambos os tipos de ação são relevantes para as comunidades, pois é por meio delas que a população tem acesso a atendimentos que fortalecem a sua cidadania e que proporcionam sua valorização, bem-estar e inclusão?, atesta o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

A preocupação com o próximo faz parte da essência do cooperativismo, já que esse é um modelo de negócio que preza pelo trabalho e ganho coletivos. Para se ter uma ideia, um dos sete princípios que guiam a atuação das cooperativas se chama ?Interesse pela Comunidade?.

Na prática, elas são estimuladas a contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais estão inseridas, reservando investimentos para projetos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos.

As mais de 4,6 mil cooperativas espalhadas pelo país, incluindo as que funcionam no Espírito Santo, estão alinhadas a essa boa política de relacionamento com a sociedade. Os números revelam que o compromisso é sólido. Em 2023, somente as cooperativas capixabas investiram cerca de R$ 845 mil em iniciativas do Dia C, além de terem disponibilizado recursos humanos e dedicado tempo às ações.

As ações também estão alinhadas ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ou seja, o cooperativismo está seguindo as metas globais estabelecidas pela organização em âmbito global, que incluem a promoção da saúde e bem-estar, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades. Esses foram justamente os três ODS mais atendidos pelas cooperativas capixabas no último ano.

 

O Dia de Cooperar

Um movimento de solidariedade que mobiliza cooperativas e todo o país a praticarem ações de responsabilidade social em prol da população. Esse é o propósito do Dia de Cooperar, que em 2023 beneficiou cerca de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil.

A iniciativa teve início em Minas Gerais, no ano de 2009. À época, um projeto piloto foi desenvolvido por lá. De tão certo que deu, o Dia de Cooperar foi nacionalizado em 2014. A partir de então, cooperativas de todas as regiões do Brasil passaram a fazer parte do movimento.

No Espírito Santo, o Dia de Cooperar tem impactado milhares de pessoas ano após ano. Apenas em 2023, mais de 93 mil pessoas foram beneficiadas. Esse número é fruto das 198 ações realizadas por 60 cooperativas capixabas e com o envolvimento de 4,8 mil voluntários.