Denadai: um posto de molas diferente - Jornal Fato
Especial

Denadai: um posto de molas diferente

No local, o atendimento é personalizado e os ajustes, feitos de acordo com as características da atividade a que o caminhão é submetido


Quem entra no Posto de Molas Denadai, no bairro Coramara, em Cachoeiro de Itapemirim -ES, se não fosse pela movimentação de caminhões, poderia até duvidar que estivesse no lugar certo. A empresa foge ao estereótipo de firmas do tipo e apresenta ambiente familiar e bastante cordial, onde é difícil que se ouça uma só palavra de baixo calão, por respeito aos clientes.

No local são realizados serviços de revisão completa em sistemas de suspensão de caminhões. Substituição de molas lâminas e parabólicas. Troca de câmaras de suspensão à ar. Troca de balanças e suportes. Embuchamento de molejos, troca de algemas, buchas e pinos.

É um daqueles casos em que a empresa espelha perfeitamente a personalidade do patrão e sua filosofia de vida. Os méritos são de Célio Denadai, descendente de italianos, de conversa fácil e sorriso no rosto. "Alguns amigos até me perguntam se não tenho problemas na vida, por me verem sempre assim, de alto astral", diz entre gargalhadas.

Célio começou a trabalhar cedo, desde os 13 anos, em escritório de contabilidade em que permaneceu até os 18, dispensando emprego em estabelecimento do próprio pai, na zona rural de São Gabriel da Palha, no norte capixaba. Preferia vencer pelo próprio esforço, mas logo percebeu que "lidar com papel" não era com ele. Se mudou para Cachoeiro, há 31 anos, para trabalhar como vendedor em loja de ferragens, onde ficou por cinco anos, até que ela encerrasse as atividades em Cachoeiro.

Nesta época, foi convidado por José Clara, para trabalhar no Posto de Molas Fabrini, onde entrou sem nenhuma experiência e saiu, anos depois, com moleiro qualificado. "Não sabia nada, mas quando há vontade, se supera tudo. À noite eu estudava as peças e de dia olhava onde elas se encaixavam no caminhão e fui aprendendo. Escola boa é a prática. A teoria ajuda, mas não resolve. José Fabrini foi um professor para mim. O que eu consegui hoje, devo muito a ele".

Antes de montar o próprio posto de molas, Denadai exercitou como poucos sua verve empreendedora. Primeiro, numa clínica credenciada ao Detran, que abriu com um sócio. Não se identificou com a atividade, muito monótona para seu estilo.

Depois de ganhar carro num bingo, investiu o recurso para abrir a loja Denadai Celular, que, além da matriz, chegou a ter cinco filiais, duas em Cachoeiro, uma em São Gabriel, uma em Pancas e outra em Vargem Alta. Mas com a mudança das regras, que passaram a privilegiar as lojas âncora em detrimento às demais, se desfez do negócio para, enfim, montar o Posto de Molas Denadai, há nove anos.

No local, o atendimento é personalizado e os ajustes, feitos de acordo com as características da atividade a que o caminhão é submetido. Cerca de 90% da clientela vem do setor de rochas ornamentais. O trabalho realizado é fundamental para a segurança dos caminhoneiros, o que exige muita responsabilidade de quem vai executar o serviço. Molas mal instaladas podem ocasionar tombamento do veículo.

A reputação construída anteriormente ajudou no início do trabalho. Já no primeiro dia, entraram três caminhões no Posto de Molas. "Eu tinha, na época, sete funcionários. Hoje são 20. Atendo a 10 a 15 caminhões por dia. Mas já chegaram a ser 26. Tenho muitos clientes de fora do Estado. De transportadoras. Particular...", revela.

Na firma, Célio aplica o mesmo método a que foi submetido em seus tempos de aprendiz. É responsável por ensinar o ofício aos novos contratados. "Trato meus funcionários como trato meus filhos. Todo mundo quer incentivo e não há incentivo maior que o respeito", diz ele, que faz questão de manter rigorosamente suas obrigações com os colaboradores em dia e até antecipar em caso de necessidade. Assim conserva sua equipe satisfeita e focada no trabalho.

Célio dá conselho a quem pretende iniciar o próprio negócio. "Tem que trabalhar. As coisas não são fáceis. É preciso ter persistência e força de vontade". Atuar no que se gosta também ajuda. O empreendedor se sente bem entre caminhoneiros "com quem posso me soltar e ser eu mesmo". Sua liderança, contagia a equipe. No Posto de Molas Denadai, trabalhar é um prazer.

  

SERVIÇO

Posto de Molas Denadai

Rua: Projetada 14, Coramara

Telefone: (28)3521-8648

 

Comentários