Comida mais saudável fora de casa é possível

30/08/2017 00:00
Comida mais saudável fora de casa é possível
?Hoje em dia é mais fácil manter-se na dieta mesmo fora de casa, mas o que é importante é ter discernimento para fazer boas escolhas?, diz a nutricionista Suellen Oliveira

A alimentação mais saudável fora do lar é uma tendência que vem se firmando na região atualmente. A crescente demanda de consumidores interessados em comidas naturais e mais nutritivas mobiliza empresários do setor gastronômico em Cachoeiro de Itapemirim.

 

É o caso de Regis Delpupo, proprietário do Fillet Restaurante e Churrascaria. ?Muitos clientes só vêm por causa do nosso menu fitness?, revela.

 

O estabelecimento administrado por ele oferece diariamente dez tipos de saladas e legumes cozidos, no mínimo. E ainda dois tipos pelo menos de grelhados ou assados, intercalando arroz e macarrão integral.

 

A nutricionista Suellen Oliveira observa que ?muitos restaurantes já possuem opção de cardápio fitness, com arroz integral, carnes cozidas ou grelhadas, legumes cozidos e vasta gama de saladas, com preferência por temperos naturais e pouco sal?.

 

Ela acrescenta: ?existem também as próprias saladerias, com várias alternativas para se montar um prato leve e saudável. A opção do suco no lugar do refrigerante também já é possível na maioria dos lugares?.

 

Abrangência

 

O novo perfil alcançou panificadoras, confeitarias e salgaderias. ?Até mesmo preparações como bolos, pães, biscoitos, salgados já são encontrados para comprar em uma nova modelagem de receita, feitos com ingredientes integrais, pobres em gorduras e acrescentando alimentos saudáveis no lugar daqueles calóricos?, diz Suellen.  

 

Discernimento

 

A nutricionista orienta, no entanto, que para que haja melhoria significativa na qualidade de vida, é preciso que o indivíduo mude sua concepção, voltando-a para o princípio da reeducação alimentar, visando à saúde.

 

?Hoje em dia é mais fácil manter-se na dieta mesmo fora de casa, mas o que é importante é ter discernimento para fazer boas escolhas. Muitas vezes, por falta de tempo de preparar algo, as pessoas decidem comer fora, e sempre optam por alimentos calóricos. Mesmo que seja somente aos finais de semana, isso, com frequência, pode levar ao ganho de peso e induzir o aparecimento de doenças crônicas relacionadas à obesidade, como dislipidemias, diabetes e hipertensão arterial?, alerta Suellen Oliveira.