Cia das Massas: tradição e qualidade sem fronteiras - Jornal Fato
Especial

Cia das Massas: tradição e qualidade sem fronteiras

Há 25 anos funcionando em Cachoeiro de Itapemirim, o restaurante Cia das Massas tem à frente o casal João de Paula e Maria Lúcia Vieira de Paula


Foto: Ronaldo Santos

O bom gosto se faz presente em cada canto, da iluminação indireta à bela decoração em estilo rústico, passando pela criteriosa seleção da música de fundo, tudo para compor um ambiente aconchegante.

Mas quase todos que - transitando pela Rua Maurílio Coelho - avistam o charmoso imóvel de número 78 sabem qual é realmente o principal atrativo do local: o que há de melhor na culinária italiana.

Há 25 anos funcionando em Cachoeiro de Itapemirim, o restaurante Cia das Massas tem à frente o casal João de Paula e Maria Lúcia Vieira de Paula.  

Entusiastas da boa mesa, têm orgulho de afirmar que o apreço pela culinária em suas vidas é hereditário.  

Eles costumavam receber vários amigos em sua residência e a pizza que serviam era muito apreciada pelos convidados. "Os amigos gostavam de mais. Duas décadas atrás, a cidade não oferecia muitas opções e insistiam para que abríssemos uma pizzaria", lembra Maria Lúcia.  

O casal acabou encampando a idea. No entanto, montou a pizzaria no litoral, em Piúma, onde o estabelecimento funcionou por dois anos no início da década de 1990.

A partir daí, resolveu empreender em Cachoeiro e diversificar o cardápio, com a ajuda das irmãs de Maria Lúcia. O dom para culinária "é uma herança de família, herdada da minha mãe", ressalta ela.  

E logo o restaurante conquistou vasta freguesia com o seu principal diferencial, que é a famosa massa artesanal.  "Nada aqui é industrializado, o molho de tomate, os temperos... tudo a gente faz aqui, é tudo caseiro", reforça João.

Além das originais pizzas, fazem sucesso lasanhas, rondelli, nhoque (inclusive o de requeijão, único na cidade), canelonni etc.  

Apesar de ser referência em massa de qualidade, Maria frisa que a casa busca sempre novidades. Atualmente, oferece outros pratos que também se tornaram carros-chefe, tais como filé mignon ao molho gorgonzola, bife à parmegiana, peixe ao molho de vinho, entre outras opções.

A Cia das Massas começou com dez mesas e hoje funciona com 37, no total, comportando até 148 pessoas. Gera dez empregos diretos - porém, em períodos de grande movimento, como o Dia dos Namorados, chega a ter 20 colaboradores.

Para acompanhar as iguarias servidas, há elaborada carta de vinhos e cervejas especiais.

Há também salão climatizado, disponível a locações para a realização de festas.

 

Internacional

A fama do concorrido restaurante cachoeirense chega até no exterior. Por conta da Feira Internacional do Mármore e Granito, gente de diversas partes do mundo não abre mão de frequentar a Cia das Massas.

Por isso, o restaurante desde o início oferece cardápio em inglês.  

 

Controle

Na visão de João de Paula, o segredo para sobreviver às inúmeras crises econômicas brasileiras, além da excelência no serviço prestado, é "ter muito controle, emocional e financeiro...".  

 

Mercado

O empresário, que é membro da diretoria do Sindbares em Cachoeiro, enxerga um potencial enorme de incremento no setor de bares e restaurantes na cidade. Contudo, avalia que falta união entre os empreendedores, ao contrário do que acontece em cidades próximas, como Anchieta e Venda Nova do Imigrante, por exemplo. "O pessoal tem que se juntar para mostrar o potencial", afirma ele.

Para João de Paula, "no mercado de hoje não existe concorrência, tem que haver parceria, cada um tem que apresentar um diferencial nos produtos que oferece".   

Comentários