Alunos desfilam para celebrar emancipação de Cachoeiro

A inspiração temática é o brasão de Cachoeiro; como em anos anteriores, evento será realizado na rua 25 de Março.

25/03/2023 08:00 / Atualizado em 24/03/2023 10:30
Alunos desfilam para celebrar emancipação de Cachoeiro /Foto Divulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim comemora 156 anos de emancipação política. Para marcar essa importante data, uma das atividades que a Prefeitura realizará será o tradicional desfile escolar, neste sábado (25).

A concentração está marcada para as 8h, próximo ao Shopping Cachoeiro, de onde os estudantes partirão, às 9h, rumo à praça Jerônimo Monteiro, até a lateral do Palácio Bernardino Monteiro.

Para viabilizar o evento, o trânsito na rua 25 de Março no trecho que será utilizado durante apresentações funcionará em meia-pista. Além disso, a rua Barão de Itapemirim (descida da Câmara Municipal) será temporariamente interditada para a realização do desfile.

Participarão alunos matriculados nas escolas municipais ?Aurora Estellita Herkenhoff?, ?Sandra Monteiro Vargas Piassi?, ?Zilma Coelho Pinto? e ?Anacleto Ramos?. O evento conta, também, com a participação da banda da Escola Estadual ?Liceu Muniz Freire?.

A apresentação terá referências aos quatro principais símbolos que formam o brasão de Cachoeiro: os três monólitos, simbolizando o mármore e o pico do Itabira; a roda dentada, que remete à pujança industrial do município; a cabeça de boi, em alusão à pecuária; e a pena, que remete à cultura cachoeirense.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), que organiza o evento em parceria com outros órgãos da gestão municipal, o objetivo é trabalhar o sentimento de pertencimento e valorizar os aspectos únicos de Cachoeiro.

?O desfile escolar é uma tradição que fortalece o sentimento de orgulho por nós, cachoeirenses, pertencermos a esta terra. Nossos estudantes estão se preparando para uma bela homenagem à nossa cidade, por isso, convidamos todos a estarem conosco nesse dia tão especial para Cachoeiro?, destaca a secretária Cristina Lens.