O homem dos sete instrumentos - Jornal Fato
Emancipação

O homem dos sete instrumentos

Capacidade de desenvolver múltiplas atividades simultaneamente era uma de suas admiradas características


Deusdedit Baptista, exemplo de cidadania em seus aspectos mais amplos - Foto: Divulgação

Personalidade das mais presentes na história de Cachoeiro de Itapemirim: educador, advogado conceituado na área trabalhista, jornalista, político, orador, poeta, além de membro de inúmeras entidades comerciais, sindicais, recreativas e filantrópicas.

Estamos falando de ninguém menos do que Deusdedit Baptista, que pela admirável capacidade de desenvolver múltiplas atividades simultaneamente, ficou conhecido como "o homem dos sete instrumentos".

Articulista combativo e cronista, era também um dos mais assíduos colaboradores dos jornais locais. Como se não bastasse, Deusdedit ainda arranjou tempo para participar do processo de fundação da Faculdade de Direito da cidade (FDCI), onde lecionou por décadas, assim como no tradicional colégio Liceu Muniz Freire. Também foi membro fundador da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), onde ocupava a cadeira nº. 11, cujo patrono é Mário Imperial.

Apaixonado pela "Capital Secreta", Deusdedit Baptista considerava-se um Cachoeirense nato, mas veio ao mundo em Pureza, no interior do Estado do Rio de Janeiro, em 30 de agosto de 1912.

Filho de José Baptista Chagas e Carmen Faria Baptista, ainda bem jovem se mudou com a família para a cidade capixaba onde fez história, assim como o irmão Demisthóclides Baptista, célebre sindicalista e político. Deusdedit e o irmão, que trabalharam como ferroviários, tinham forte ligação com o Centro Operário e de Proteção Mútua.

É comum a Prefeitura realizar anualmente, no período do aniversário de nascimento do "homem dos sete instrumentos", atividades nas escolas municipais para preservar a sua memória, destacando a importância dele para Cachoeiro.

A advogada Moema Baptista, filha de Deusdedit, na época do centenário de nascimento do pai, em 2012, observou com orgulho que a figura dele "continua viva em Cachoeiro, que não deixou que essa memória morresse".

Como ela bem definiu, ele é um exemplo de ética, de dignidade. E tentar sintetizar a vida e a obra do ilustre professor, advogado, político, jornalista e poeta local não é tarefa fácil.  

Outro bom momento para destacar seu nome é agora, em 25 de março, na comemoração aos 152 anos de emancipação política de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Legado pedagógico

Escritor e editor de livros, membro da Cachoeiro Cult, Fernando Gomes se orgulha da oportunidade de ter convivido com o mestre. Para ele, "a história de Cachoeiro está marcada por uma sucessão de personalidades notáveis que ajudaram a formar o caráter de nossa gente. Uma dessas personalidades é o Professor Deusdedit Baptista".

Ele relata que teve "a honra de ser seu aluno na FDCI, ser seu amigo pessoal; uma amizade herdada de afetos familiares que remontam a duas gerações anteriores à minha".

Gomes conclui enumerando as peculiares de Deusdedit: "Enquanto teve vida ativa fez política com decência, foi professor por vocação, foi advogado altruísta, e foi, fundamentalmente, alguém que, com notável elegância, praticou e ensinou cidadania em seus aspectos mais amplos. A sua passagem pela vida de nossa cidade foi um legado pedagógico".

 

Retidão

O advogado Giuseppe Paulo Valloni D´Ettorres também teve a "honra de conhecê-lo". Revela que atuou como procurador do município na ocasião em que Deusdedit era procurador geral. "Enfim, uma das personalidades mais inteligentes, probas e marcantes que conheci. Foi um prazer enorme poder ter aprendido tanto com ele".

Giuseppe incita à reflexão: "falar que andou por essas bandas, um homem como 'professor' Deusdedit, é o mesmo que dizer aos mais jovens que a lisura, retidão e honestidade existem! (ou existiram)".

 

 

 

 

Comentários