Teatro para criar consciência - Jornal Fato
Educação1

Teatro para criar consciência

Peça teatral leva conscientização ambiental para as escolas municipais em Marataízes


Encenação será levada às 32 escolas da rede municipal ? tema no primeiro semestre é preservação da água

Uma peça teatral apela ao humor para conscientizar os alunos da rede municipal de Marataízes sobre a preservação da água, a poluição, o desperdício e o desmatamento. Trata-se do primeiro movimento do programa de educação ambiental, que neste ano trabalha os temas: 'água" e "resíduos sólidos". 

Segundo o coordenador do programa, o professor Rodrigo Marvila, três escolas de ensino fundamental já receberam apresentações da peça 'Jornal Ambiental', telejornal através do qual são abordados temas referentes ao meio ambiente em forma de notícias. A meta é visitar todas as 32 escolas municipais até julho, trabalhando sobre recursos hídricos. "No próximo semestre, abordaremos o tema resíduos sólidos, onde trabalharemos a reciclagem do lixo", revela. O programa é uma iniciativa das Secretarias de Meio Ambiente e Educação.

Personagens novos, como o âncora do jornal, Cid, o repórter Lucas Verde, o Desperdício, a Dona Flor, e um já conhecido dos alunos, o cientista maluco Dr. H²0 aparecem no novo cenário, para alertar sobre os cuidados que devemos ter com a água para que ela não venha a faltar no planeta.

Os alunos da escola "Maycon Costa dos Santos" interagiram, mostrando que já entendem o que é certo e errado e deram lições nos personagens "malvados" do teatro, que desperdiçavam água, jogavam lixo no chão e gostavam de cortar árvores.

A escola, desde o ano passado quando iniciou a seleção do lixo para reciclagem. A iniciativa deu tão certo que até as famílias já entraram na onda da reciclagem e a cobrança vem dos próprios alunos que fazem questão de entregar os recicláveis lavados e embalados. Todo material arrecadado é doado para os Catadores da Esperança de Marataízes.

"A educação ambiental funciona a partir do momento que nós, educadores, nos conscientizamos da importância de ensinar às crianças a ter cuidado com o ambiente na qual vivem, porque tudo que eles aprendem na escola eles levam para casa. Quero agradecer e parabenizar a equipe que trouxe o teatro para a nossa escola, muito importante essa parceria, pois nos ajuda a fixar o tema "meio ambiente" que já vem sendo trabalhado em sala de aula." reforça a diretora Shirlene Candal.

 

 

Comentários