Chromebooks potencializam aula de história em Cachoeiro - Jornal Fato
Educação1

Chromebooks potencializam aula de história em Cachoeiro

O objetivo foi colocar os estudantes como protagonistas do conhecimento


Foto: Divulgação

História do Brasil e o uso da tecnologia juntos na mesma atividade. Foi o que propôs a Escola Quintiliano de Azevedo, de Cachoeiro de Itapemirim, aos alunos do 5º ano dos Ensino Fundamental. O objetivo foi colocar os estudantes como protagonistas do conhecimento.

A proposta foi construir uma maquete, retratando a linha do tempo da história do Brasil. E, para iniciar a construção do conhecimento, os alunos formaram grupos de pesquisas utilizando, pela primeira vez, o laboratório móvel, que conta com 40 chromebooks. "Em um mundo onde a tecnologia está presente em todos os lugares, os conhecimentos adquiridos na escola não podem ficar avesso a essas transformações. É muito prazeroso termos esse recurso inovador", disse a professora de História Elaine Carolino.

O aluno Marlon Dobrovosk, que participou da atividade, falou sobre a aula. "Foi uma atividade diferente pra mim, pois nunca havia utilizado, em outra escola, computador com internet para realizar uma atividade, gostei muito", relatou Marlon.

Chromebooks

Ao todo, 194 escolas recebem neste ano letivo o equipamento, que conta, cada um, com 40 chromebooks. O equipamento é apropriado para uso do wi-fi, permitindo, assim, ganho do tempo de aula, além do uso em outros ambientes da escola, sem necessidade de mobiliário específico e instalações elétricas. O espaço dinâmico permite criar e experimentar práticas pedagógicas inovadoras.

Comentários