Projeto pedagógico de Cachoeiro entre os dez melhores do ES - Jornal Fato
Educação

Projeto pedagógico de Cachoeiro entre os dez melhores do ES

Elaborado por professora da escola municipal São Vicente, "Empreender com as possibilidades" é destaque no Programa Agrinho 2023; cerimônia de premiação foi no Sesc de Aracruz


- divulgação/PMCI

Elaborado por professora da escola municipal "São Vicente", do distrito cachoeirense homônimo, o projeto "Empreender com as possibilidades", foi classificado entre as 10 melhores práticas pedagógicas do Espírito Santo, na categoria "Experiência Pedagógica", do Programa Agrinho 2023.

A cerimônia de premiação aconteceu esta semana no Sesc de Aracruz. E contou com a participação de representantes de vários municípios capixabas.

O "Empreender com as possibilidades" surgiu em uma feira literária realizada na unidade de ensino, na qual a professora percebeu que uma aluna público-alvo da educação especial possuía habilidades manuais com crochê. E a oportunizou de ensinar a prática para os outros estudantes da turma.

Eloá Dillem Guimarães, do 6º ano, que produzia artesanato como hobby, se interessou pelo assunto e buscou se aperfeiçoar no quesito empreendedorismo. Ela auxiliou os estudantes de sua turma e, na ocasião, a unidade de ensino realizou parceria com um restaurante da região para venda de souvenir das artes produzidas.

"Foi gratificante, pois o resultado transformou a vida de pessoas, fortaleceu a importância do empreendedorismo na vida do jovem do campo. E, além disso, deu visibilidade ao potencial turístico da região de São Vicente", avalia a idealizadora do projeto, professora Gilmara Garcia.

"Parabenizamos a escola pela conquista merecida. O projeto 'Empreender com as possibilidades' exemplifica o potencial transformador da educação. Esta conquista é um testemunho do compromisso contínuo com a inovação e a excelência na educação", declara a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

 

Programa Agrinho

O Programa Agrinho, desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, leva uma proposta pedagógica baseada em uma visão complexa, na intertransdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa, às escolas das redes pública e particular.

Prioriza criança e adolescente, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem.

No decorrer das atividades, são abordados assuntos relativos a meio ambiente, ética, cidadania, saúde, empreendedorismo e trabalho e consumo.

Em 2023, o programa tem como tema "Criando conexões, fortalecendo o agro".

Comentários