Intercambio Sedu: inscrições prorrogadas até amanhã - Jornal Fato
Educação

Intercambio Sedu: inscrições prorrogadas até amanhã

O Programa Intercambio Sedu terá destinos para o Canadá, Inglaterra, Chile e Estados Unidos


Atenção, alunos matriculados nos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs) da Rede Estadual de Ensino! As inscrições para o Programa de Intercâmbio Sedu 2019 foram prorrogadas para até esta terça-feira (25). Acesse o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

São 150 vagas para os destinos: Canadá, Inglaterra, Chile e Estados Unidos. Os nomes dos estudantes aptos a participarem do processo seletivo para o Programa Intercâmbio Sedu 2019 podem ser conferidos abaixo da matéria. 

Serão ofertadas 25 bolsas na modalidade High School, 115 na modalidade "Curso Intensivo de Inglês" e outras 10 na modalidade "Curso Intensivo de Espanhol".

As 150 vagas são distribuídas das seguintes formas:

09 - CEI Linhares;

09 - CEI São Mateus;

13 - CEI Colatina;

14 - CEI Cachoeiro de Itapemirim;

26 - CEI Serra;

26 - CEI Vila Velha;

26 - CEI Vitória;

27 - CEI Cariacica.

Critérios:

Para participar é necessário estar regularmente matriculado ou ter concluído em dezembro de 2018 o curso em um dos oito Centros de Idiomas do Estado, estar cursando o Ensino Médio em escola da Rede Pública Estadual de Ensino; ter obtido, ao longo do ano letivo de 2018, frequência mínima de 95%; ter alcançado o rendimento mínimo de 90% no desempenho acadêmico; ter idade entre 15 e 16 anos e estar cursando a 1ª ou 2ª série do Ensino Médio em 2019. 

Para concorrer à bolsa de intercâmbio na modalidade High School o aluno deve ter idade entre 15 e 16 anos completos; para concorrer na modalidade de Curso Intensivo de Inglês deve ter idade mínima de 17 anos completos; e para concorrer na modalidade Curso Intensivo de Espanhol deve ter 16 anos de idade.

No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário de inscrição online e inserir os seguintes documentos:

a) Histórico escolar do ensino fundamental ou declaração em papel timbrado da escola, carimbada e assinada pela escola, informando que cursou todas as séries do Ensino Fundamental na rede pública. (Caso o estudante tenha cursado todo o Ensino Fundamental na escola pública);

b) Declaração da escola, carimbada e assinada pelo diretor, comprovando que está regularmente matriculado no ensino médio da rede pública estadual de ensino;

c) Comprovante de Cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que pode ser consultado e emitido no site do governo Federal: Consulta Cidadão Cadastro Único no seguinte endereço eletrônico: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/index.php. (caso o estudante possua);

d) certificado de monitoria estudantil voluntária. (conforme Portaria Nº 098/2017). (caso o estudante possua).

No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário de inscrição online e inserir os seguintes documentos: a) histórico escolar do ensino fundamental; b) declaração da escola, carimbada e assinada pelo diretor, comprovando que está regularmente matriculado no ensino médio da rede pública estadual de ensino; c) comprovante de Cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que pode ser consultado e emitido no site do governo Federal: Consulta Cidadão Cadastro Único no seguinte endereço eletrônico: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/index.php. (caso o estudante possua); d) certificado de mon

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, enfatiza que o Programa de Intercâmbio Estudantil, tem a proposta de possibilitar o aperfeiçoamento do estudante nas competências comunicativas em Inglês ou Espanhol, bem como ao desenvolvimento da capacidade de expressar-se, com proficiência, em diferentes situações de comunicação, promovendo o desenvolvimento sócio educacional dos estudantes em país estrangeiro.

O processo seletivo será constituído de duas etapas distintas e de caráter eliminatório e classificatório: uma será a prova de múltipla escolha em Língua Inglesa ou Espanhola com 30 questões, correspondentes a cada nível do curso, totalizando 30 pontos, a ser aplicada nos dias 6 e 8 de julho. A outra consiste na entrevista oral e entrega da Carta de recomendação, onde serão convocados apenas os classificados na 1ª etapa, entre os dias 03 e 10 de agosto. Todo o detalhamento de informação sobre período de inscrição, documentos necessários, prova, resultado, etc, estão contidas no edital.

Confira, em cada CEI, os estudantes aptos a participarem do processo seletivo:

CEI Cachoeiro de Itapemirim

CEI Cariacica

CEI Colatina

CEI Linhares

CEI São Mateus

CEI Serra

CEI Vila Velha

CEI Vitória

Confira o EDITAL

Confira o EDITAL que prorroga o prazo de inscrições.

Comentários