Formação continuada para mais 200 professores e pedagogos - Jornal Fato
Educação1

Formação continuada para mais 200 professores e pedagogos

A atividade ocorreu no Ifes, no Cecapeb e na escola municipal Profª Gércia Ferreira Guimarães


- PMCI

Nesta quinta-feira (1), a Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme) realizou a formação continuada "Estabelecendo Diálogos Docentes em todas as Áreas", que envolveu 200 professores e pedagogos que atuam em escolas municipais nas turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

A ação, desta vez, aconteceu em três diferentes locais: no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Cachoeiro, e no Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica "Doutor Dirceu Cardoso" (Cecapeb), ambos localizados em Morro Grande; e, ainda, na escola municipal Profª Gércia Ferreira Guimarães, no bairro Fé e Raça.

A atividade foi realizada em formato de oficina, com seis formadores atuantes em escolas públicas e privadas de Cachoeiro, e dividida pelas seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa e Inglês; Geografia, História e Ensino Religioso; Arte; Matemática; Ciências e Educação Física.

"O nosso maior objetivo é fazer com que as aulas se tornem enriquecedoras, criativas e atrativas, despertando nos jovens alunos a curiosidade, interesse, construção e reconstrução de ideias e vontade de aprender", afirmou Cristina Lens, secretária municipal de Educação.

Ela frisou, também, que um dos maiores desafios na educação, nos dias atuais, é o enfrentamento de fatores intra e extraescolares, que têm exigido dos profissionais da área constante processo de atualização.

"Nessa perspectiva, a formação continuada tornou-se base estruturante para a Secretaria Municipal de Educação a fim de garantir a qualidade do ensino, além de assegurar o cumprimento das metas 1, 2, 5 e 7 do Plano Municipal de Educação", concluiu Cristina.

Ainda de acordo com a secretária, a oficina possibilitou reflexões de modo a contribuir para o aperfeiçoamento dos saberes tão necessários às práticas educacionais para a promoção da aprendizagem e formação dos alunos.

Para integrar a teoria e a prática, detalhou ela, os professores formadores dividiram a atividade em dois momentos: o primeiro foi embasado em teorias e, no segundo, houve demonstrações de práticas inovadoras e significativas.

"Acreditamos que, quando as ideias são compartilhadas, discutidas e aperfeiçoadas, os resultados com os estudantes aparecem", avalia Cristina Lens.

Zelando pelos efetivos processos de ensino e, sobretudo, de aprendizagem, no intuito de garantir o acesso, a permanência e o sucesso escolar, a Seme, com esta ação, completa a série de formações continuadas ofertadas, neste ano, a todos os professores e pedagogos da rede municipal.

"Defendemos a ideia de que realizar a formação continuada é o caminho para o professor aperfeiçoar a sua prática na sala de aula e o trabalho coletivo com seus pares", reforça Patrícia Temporim, subsecretária de Educação Básica.

Comentários