Exposição em escola de Cachoeiro retrata diferenças culturais - Jornal Fato
Educação

Exposição em escola de Cachoeiro retrata diferenças culturais

Esta ação teve como objetivo mostrar as diferenças culturais que existem na sociedade


Foto ilustrativa

Os estudantes da 3º série do Ensino Médio da Escola Presidente Getúlio Vargas, em Cachoeiro de Itapemirim, realizaram uma exposição de trabalhos cujo o tema foi "Somos seres de cultura". Esta ação teve como objetivo mostrar as diferenças culturais que existem na sociedade, proporcionar momentos de aprendizados na prática, de forma lúdica e divertida.

Durante o evento, com a ajuda da professora de Sociologia Camila Dalvi Venturim e Michele Silvest de Artes, os alunos construíram painéis com releituras fotográficas, relacionados à diversidade cultural como costumes, festividades, crenças e o modo em que o ser humano expressa seus sentimentos.

O aluno Guilherme Pereira Francisco, da 3º série do Ensino Médio, disse que a atividade enriqueceu o seu conhecimento sobre as outras culturas. "Conseguimos mostrar para os outros alunos que existem mais culturas que eles possam imaginar, que o que pode ser "estranho" para a nossa região, é algo normal em diversas partes do mundo. Aprendi que existem diversas religiões e costumes e as aulas de sociologia me fizeram abrir os olhos para ver além da minha cultura" relatou.

Para a estudante Laisla Rodrigues Pierre, atividades como essa servem para ampliar os conhecimentos sobre as demais culturas. "Neste trabalho, além de aprendermos a respeitar a individualidade das culturas, podemos mostrar para nossa escola a vasta diversidade cultural do mundo, praticando o que a professora nos ensinou e extinguindo o etnocentrismo, conforme dito nas aulas de Sociologia", disse.

A professora Camila Dalvi destaca que com as atividades os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos referente as outras etnias. "É muito gratificante ver os alunos se empenhando e podendo transmitir conhecimentos para toda a escola", afirmou.

Comentários