Escola Viva vira referência - Jornal Fato
Educação1

Escola Viva vira referência

O Espírito Santo conta hoje com 32 unidades, que ofertam 20 mil vagas em 23 municípios do Estado


Sedu recebe profissionais de Santa Catarina e do Rio de Janeiro para intercâmbio de educação em tempo integral

Profissionais do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de Educação do Rio de Janeiro e de Santa Catarina estão no Espírito Santo para intercâmbio e conhecer as práticas realizadas nas escolas de educação em tempo integral da rede estadual. Entre as ações, serão realizadas dinâmicas para troca de experiências, debate sobre o Novo Ensino Médio e visitas a duas unidades Escola Viva.

"É muito bom saber que a Escola Viva é tida, a nível nacional, como uma experiência bem-sucedida e exemplo para outros Estados. Estamos aqui compartilhando informações para que todos consigam avançar em seus resultados e possam atender a nossa juventude da melhor maneira possível", disse o secretário da Educação, Haroldo Rocha.

Segundo Carla Bertânia, superintendente pedagógica do Rio de Janeiro, é surpreendente a estruturação do programa de ensino médio em tempo integral do Espírito Santo.

"Conhecer o trabalho de outro Estado que vem avançando muito só agrega para todos nós. É impressionante, graças ao planejamento e a estratégia definida. Cada vez mais se comprova que educação não se faz sozinho, é preciso da sociedade civil e dessa colaboração com os municípios para entender o estudante durante o percurso inteiro que ele faz na educação básica. O alcance das metas da gestão capixaba passa por todo o funcionalismo público, pelos pais e, no fim, os alunos é quem recebem essa melhoria da educação ofertada", destacou Bertânia.

O intercâmbio faz parte da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do Ministério da Educação, e tem como objetivo geral apoiar a ampliação da oferta de educação de ensino médio em tempo integral nas redes públicas dos Estados e do Distrito Federal.

O Espírito Santo conta hoje com 32 unidades, que ofertam 20 mil vagas em 23 municípios do Estado.

Comentários