Escola Aurora Estellita Herkenhoff completa 50 anos - Jornal Fato
Educação1

Escola Aurora Estellita Herkenhoff completa 50 anos

Programação incluiu apresentações culturais, exibição de vídeo e acolhimento a familiares e convidados


Localizada no mesmo endereço - rua Cariri, bairro Aquidaban - desde 1968, a escola municipal Aurora Estellita Herkenhoff, de Cachoeiro, comemorou seus 50 anos nesta sexta-feira (30), durante todo o dia, com uma programação especial, que envolveu alunos, professores e demais servidores. 
A celebração do jubileu de ouro da unidade de educação infantil (creche e pré-escola), que atualmente funciona em tempo integral, também recebeu a presença de pessoas que já passaram por lá, sejam na condição de alunos ou funcionários. É o caso da Penha Vitória Bolckau Leal, que foi a primeira gestora da escola. 
"É uma alegria, para mim, ver que a semente plantada por nós cresceu e gerou frutos. Não era fácil. Lembro-me que a própria comunidade nos ajudava. Deu tudo certo. Cada gestor que se dedicou a esta escola fez algo de bom, deixou sua contribuição", comentou ela.
Ex-aluna da Aurora Estellita Herkenhoff, onde estudou há 36 anos, Lucilene Barreto Andrade hoje atua como professora na unidade. "Recebi com bastante surpresa a notícia de que eu viria trabalhar aqui. Sempre relembro muita coisa da minha infância. É muito bom", revelou.
Atual gestora da escola, Rita de Cássia Paganini destacou que a data comemorativa marca um novo tempo, mas repleto de nostalgia. "Essa história vitoriosa foi construída a várias mãos. São cinco décadas transmitindo saberes. É uma história que não se acaba aqui", considerou.
A programação incluiu apresentações culturais, exibição de vídeo com momentos do ano letivo de 2018 e acolhimento a familiares e convidados. O ponto alto foi o "parabéns", cantado diante do bolo pela manhã, por volta das 10h.

Educação em tempo integral
A unidade Aurora Estellita Herkenhoff faz parte do programa de Educação em Tempo Integral de Cachoeiro,  que abrange, também, as escolas municipais Athayr Cagnin, no bairro Nossa Senhora de Fátima, e Julieta Deps Tallon, no Zumbi, que vai funcionar em jornada estendida a partir de 2019. 
Com isso, já são três unidades de ensino contempladas pelo programa, iniciado neste ano pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). 
O horário é montado intercalando as atividades esportivas e lúdicas, com matérias como português e matemática. Além disso, os alunos também têm momentos para lazer e alimentação, que é acompanhada por uma equipe de nutricionistas.
Como os estudantes ficam das 7h às 17h nas escolas, a equipe docente preza, ainda, pela busca do envolvimento familiar no cotidiano, com propostas como festas e gincanas.

 

Comentários