Covid-19: Com volta às aulas vacinação aumenta em alguns municípios

Assim como nos anos anteriores, os pais deveriam apresentar o cartão de vacina no ato da matrícula ou rematrícula, o que gerou em algumas cidades um aumento na procura por vacinação.

07/02/2022 18:07
Covid-19: Com volta às aulas vacinação aumenta em alguns municípios /Foto: Divulgação.

Crianças e adolescentes em todo o estado estão voltando para as salas de aula. Em alguns municípios, o retorno escolar aconteceu na última quinta-feira (03), em outros, a volta às aulas acontece nesta segunda-feira (07). Assim como nos anos anteriores, os pais deveriam apresentar o cartão de vacina no ato da matrícula ou rematrícula, o que gerou em algumas cidades um aumento na procura por vacinação.

Como é o caso de Cachoeiro de Itapemirim, que segundo a Secretaria Municipal de Saúde, houve aumento de vacinados entre os adolescentes. As aulas retornaram nesta segunda-feira (07) e de acordo com os dados da Secretaria de Saúde (SESA), atualizados na mesma data, dos 16.753 adolescentes cachoeirenses (entre 12 e 17 anos) 14.159 estão vacinados em Cachoeiro.

A vacinação de crianças, que começou recentemente, tem sido diária e com agendamento. Até o momento, 1,9 mil crianças de 5 a 11 anos tomaram a D1 da vacina, o que corresponde a 10% do público-alvo. Para o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, esses números são baixos. ?Mesmo que o número de doses para as crianças seja limitado, a procura ainda está muito abaixo do esperado, e por isso há vagas sobrando. Estamos em um momento muito delicado da pandemia, com explosão de novos casos, e as crianças ficam ainda mais vulneráveis com a volta às aulas. É fundamental que os pais e responsáveis se conscientizem sobre a necessidade de proteger o público infantil contra a Covid-19, da mesma forma que fazemos com todas as outras doenças?, afirma.

Com o retorno das aulas presenciais em Anchieta, o município registrou um aumento de 50% na procura por vacinação de crianças e adolescentes. Foram vacinadas até o momento 835 crianças. A meta é vacinar no total 2.572 crianças entre 5 e 11 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde em Anchieta explica que os responsáveis pelas crianças no município devem procurar a unidade de saúde do bairro onde residem para agendar a vacina. Crianças imunossuprimidas devem agendar na Sala de Vacina Central, localizada a ESF 3, ao lado do Pronto Atendimento. O agendamento deve ser feito por mensagem (via WhatsApp) pelo número (28) 99882-2813.

Outro município que registrou aumento na vacinação de crianças e adolescentes é Guaçuí. ?Esperamos que esta semana que aumente ainda mais (a vacinação) com o retorno das famílias das férias?, disse a secretária de Saúde de Guaçuí, Juliana Miranda Nolasco. As aulas no município retornaram na última quinta-feira (03), no modelo 100% presencial. 

Ainda de acordo com a secretária, não é necessário agendamento para vacinação Covid-19 no município. ?Basta procurar a sala de imunização do município, localizada no Centro Integrado à Saúde Dr Paulo César Antunes, ao lado do Pronto Atendimento Municipal, de 7h30 as 11h e 13h as 16h. A vacinação está ocorrendo normalmente, de 5 anos a 11 anos para crianças com ou sem comorbidades?, explicou.

Itapemirim, por outro lado, não teve aumento na vacinação. Segundo o município a demanda de procura está menor que a oferta. A vacina está sendo disponibilizada por livre demanda de 2ª a 6ª, de 07h as 16hs nas unidades de saúde que possuem sala de vacina: ESF Itaipava, Itaoca, Maria da Penha Mezher, no Centro (Vila), ESF Campo Acima e de Garrafão.

O ano letivo de 2022 para os mais de 8 mil alunos das 46 unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação começa na próxima quarta-feira (9) e nesta segunda-feira (7), os alunos da pré-escola até o ensino fundamental II foram convocados para testagens rápidas de detecção da Covid-19. Os servidores também serão submetidos a testagens da doença.

?Tudo isso para mantermos um ambiente seguro nas escolas?, destacou a secretária municipal de Educação, Viviane da Rocha Peçanha Sampaio, ao explicar que aqueles que testarem positivo para Covid-19 só retornarão às salas de aula após o período de quarentena.

Os municípios consultados nesta matéria reforçaram que durante as aulas, no formato presencial para todas as séries, serão adotados os protocolos de biossegurança, como o uso de mascaras, distanciamento social e higienização das mãos com álcool 70°.