Com recorde de participação, jogos interescolares começam em Cachoeiro - Jornal Fato
Educação

Com recorde de participação, jogos interescolares começam em Cachoeiro

Nesta edição há 1,5 mil atletas, de 26 escolas do município. O que corresponde a quase o dobro de participantes de 2022, quando representaram 17 escolas


- Fotos: Tharsis Furtunato

Começaram nesta segunda-feira (11) os Jogos Interescolares de Cachoeiro de Itapemirim (Joici). A edição de 2023 bate recorde em participação.

Ao todo são 1,5 mil alunos, de 26 escolas, tanto municipais quanto estaduais, assim como federais e até particulares. O que corresponde a quase o dobro de atletas da edição do ano passado, quando representaram 17 escolas.

 

Secretário Municipal de Esportes Ramon Silveira comenta sobre a edição 2023 dos Jogos Interescolares de Cachoeiro de Itapemirim (Joici)
 
 
A informação foi dada pelo secretário de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, Ramon Silveira. "Essa integração entre município e Estado é muito importante. Participam escolas de vários bairros e distritos de Cachoeiro", destaca Ramon Silveira.
 
Os alunos disputam os primeiros lugares nas modalidades de vôlei, basquete, futsal, atletismo, handebol e vôlei de areia. Os times são divididos nas categorias infantil e juvenil. Os ganhadores serão conhecidos no dia 06 de outubro. Há premiação com medalhas e troféus.
 
A abertura dos jogos aconteceu na escola estadual de ensino fundamental e médio Getúlio Vargas, no bairro Aquidaban. Estiveram presentes na solenidade representantes da Prefeitura de Cachoeiro, da Câmara de Vereadores, profissionais da educação, familiares dos alunos e os times participantes.
 

Os pontos altos da cerimônia foram a entrada dos alunos atletas e a apresentação de dança realizada pela escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agostinho Simonato.

 
 
 
As partidas ocorrem, durante a manhã e à tarde, nos ginásios Theodorico de Assis Ferraço (Ferração) e Nello Volla Borelli, além da quadra da escola Francisco Coelho e do campo do Grêmio Santo Agostinho.
 
A distribuição visa a beneficiar alunos e moradores de diferentes regiões do município. Como destaca o secretário de Esportes de Cachoeiro.
 
"Nós queremos fazer uma integração. Criar uma receptividade nos locais. Uma opção de lazer para todos", relata Ramon Silveira.
 
 
Para o educador físico Carlos Magno, que leciona na escola estadual de ensino fundamental e médio Professor Claudionor Ribeiro, a prática esportiva ajuda na formação da cidadania dos alunos.
 
 
O educadoor físico Carlos Magno e o time da escola estudual e ensino fundamental e médio Professor Claudionor Ribeiro
 
 
"Com os esportes, os alunos se superaram e aprendem a respeitar os adversários", observa o professor.
 
Neste ano, a escola Claudionor Ribeiro participa com os times de basquete - modalidade na qual sagrou-se campeã em 2022 - e futsal. Para formar o time, os alunos são observados durante a aula de Educação Física.

Jonatas, de 13 anos, foi selecionado e vê nessa oportunidade um reconhecimento por seu empenho. "Eu comecei a me esforçar mais e o professor me chamou", relata, entusiasmado, o estudante.

Outra instituição de ensino sempre no Joice é a escola estadual de ensino médio Áttila de Almeida Miranda. O professor de Educação Física Walter da Silva Costa traz para a disputa nesta edição os times nas modalidades de futsal, basquete, handebol e vôlei. 
 
 
Professor de Educação Física Walter da Silva Costa e o time da escola estadual de ensino médio Áttila de Almeida Miranda
 
Para o educador, ações como essa ajudam nas demais disciplinas. "A gente convence - através de condicionantes (exigências) - ao aluno participante a estudar mais e faltar menos", explica Walter.

Escolhido para a equipe esportiva da escola após se destacar em uma partida, Luiz Henrique, de 16 anos, espera sair campeão.

"Meu objetivo é ganhar. Representar a minha escola", afirma, demonstrando empolgação.
 
 
 
Outras ações

Além dos Jogos Interescolares de Cachoeiro de Itapemirim (Joici), a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida realiza a Taça Nosso Esporte Cachoeiro, voltada para as disputas de handebol, e o Campeonato Municipal de Futebol Amador.
 
O titular da pasta, Ramon Silveira, avalia que os eventos também se tornam uma opção de lazer para quem assiste. "É uma opção de interação entre a comunidade. Além de qualidade de vida para quem participa", conclui o secretário municipal de Esportes.

Ambos os eventos esportivos ocorrem durante os fins de semana na cidade. 
 
 
 
 
 

Comentários