Ciac: "continuaremos firmes, com a qualidade de sempre"

Escola aposta no ensino de alta qualidade para superar crise financeira - período matrículas está aberto

24/10/2023 08:26
Ciac: "continuaremos firmes, com a qualidade de sempre" /Fotos: Divulgação

Uma das mais tradicionais escolas de Cachoeiro de Itapemirim, com 70 anos desde a sua fundação, o Raymundo Andrade Ciac, tem sido fundamental para a formação de dezenas de gerações de cachoeirenses e até de alguns municípios vizinhos.

Com foco no ensino de alta qualidade e na aproximação com as famílias, a escola acompanha e incentiva o desenvolvimento das crianças desde a mais tenra idade, na creche, à adolescência, com o ensino médio.

Mas, a pandemia de covid-19 impôs desafios que perduram. Nesse período de restrições, houve aumento da inadimplência, evasão de alunos das escolas privadas, o que gerou déficit que ainda não foi coberto. Some-se a isso boatos impulsionados nas redes sociais e aplicativos de mensagens sobre a saúde financeira da escola para tornar a situação ainda mais desafiadora.

 

 

Diante deste cenário e a chegada do período de matrículas, a reportagem do FATO entrevistou o diretor Pedagógico, Cristiano Bazoni (foto acima), que assumiu cargo no início do ano. Ele fala sobre todos esses desafios, as mudanças realizadas e pretendidas, além das perspectivas para os próximos anos. Confira:

 

FATO - Quais as maiores mudanças feitas pela escola Ciac neste ano de 2023?

Cristiano Bazoni - Foram muitas. A primeira foi trazer de novo a alegria a pulsação para escola. Começamos pelos esportes. Revimos alguns projetos e trouxemos outros novos. E colhemos já resultados maravilhosos. Nos esportes, já alcançamos algumas vitórias. Os nossos alunos estão extremamente empolgados, muito envolvidos. Além disso, mudamos nossos sistema de avaliação para estimular ainda mais o rendimento. O Ciac sempre foi uma ótima escola. Chegamos com ideias novas. Trouxemos um pouco das nossas experiências. Alinhamos a comunicação com as famílias, estamos acompanhando mais de perto o desenvolvimento de nossos alunos. A escola está muito bacana. O pedagógico está muito alinhado. E nós estamos muito felizes com os resultados.

 

O que pretende com estas mudanças?

Pretendemos agregar valores a uma escola que já é conhecida como uma das melhores escolas do sul do estado. Manter a tradição, trazendo ares de modernidade sempre atentos às diretrizes da educação. E buscando fazer com que a escola possa realmente ser um centro de atividades culturais.

 

A pandemia afetou muitas escolas e seus reflexos são sentidos até hoje. Como superar este momento?

Realmente, a pandemia nos causou um abalo muito forte, por conta da perda de alunos. Isso afetou diretamente a saúde financeira da escola, como de muitas empresas. Entendo que fortalecendo o pedagógico, fazendo um trabalho de excelência, podemos aos poucos recuperar essas perdas, de modo que a escola possa operar, muito em breve, com toda a sua capacidade.

 

Nos últimos anos, aumentou muito a concorrência na rede particular, com a inclusão de escolas subsidiadas, e houve evasão de alunos para a rede pública. O que o Ciac tem que de vantagem competitiva em relação aos demais educandários?

O Ciac consegue trabalhar muito bem a questão dos conteúdos com aquilo que se exige de mais moderno em termos de escola. Não somos simplesmente uma escola conteudista. Somos uma escola que respira, pulsa e busca fazer com que todo processo de ensino e de aprendizagem seja realmente significativo. Muitas escolas pecam nesse ponto porque, ou são extremamente tradicionais, ou olham para essas exigências modernas de forma equivocada e acabam se esquecendo da base sólida, do conteúdo necessário de que o aluno precisa. O Ciac mescla aquilo que se espera de uma escola tradicional e de uma escola moderna. Talvez esse seja o nosso grande diferencial hoje.

 

Por que se percebe, neste ano, uma rotatividade grande de profissionais?

Tivemos algumas rescisões de contrato, não só durante este ano, mas em anos anteriores, principalmente de estagiários e auxiliares da creche da educação infantil. Entretanto, nos aconteceu algo muito interessante: embora tenhamos rescindindo contrato com alguns ótimos profissionais, nós fomos muito assertivos na contratação dos novos e hoje estamos com uma equipe muito empolgada e bastante arejada, cheia de projetos, de propósitos. O Ciac ganhou nova vida, novos ares, novas cores, está mais engajado do que nunca, mais envolvido do que nunca (e com um propósito de educar e de alcançar bons resultados). Já está tudo organizado para que tenhamos um ano de 2024 mais assertivo, mais tranquilo nesse sentido.

 

De maneira bem direta: diante das dificuldades financeiras, a escola corre o risco de fechar?

A escola vai funcionar. Problemas financeiros existem, mas o Ciac trabalha duramente, insistentemente, para contornar a situação. Já começamos. Abrimos as matrículas e estamos recebendo procura bastante significativa. Nós estamos com 2024 praticamente preparado, com a grade curricular sendo elaborada, o calendário já pronto. Quatro dos nossos coordenadores pedagógicos já viajando pra formação, imersão e preparação. E estamos contando com as matrículas para que tenhamos um número de alunos representativo e assim possamos atuar mantendo a escola funcionando e com toda a qualidade que sempre apresentou.

 

Os investimentos em segurança são necessidade da qual o Ciac não se escondeu. Como conciliar isso com a realidade financeira atual?

Como nós entendemos que vigilância, segurança, é prioridade, mesmo atravessando por esse período de fragilidade financeira, fomos pioneiros em Cachoeiro e contratamos uma empresa de vigilância para reforçar a segurança da nossa escola. Resolvemos é contatar as famílias pra criarmos uma parceria, e trabalharmos juntos para o bem estar dos nossos alunos e demais funcionários. As famílias passaram a contribuir mensalmente pra ajudar a escola a manter essa empresa contratada dentro da nossa escola cuidando de todos. É nossa esperança é que para 2024 a escola possa assumir, esses custos e a gente possa manter essa qualidade da segurança, essa qualidade oferecida. 

 

A escola está com grande campanha para matrículas e rematrículas para 2024. O que os alunos e pais podem esperar?

Uma escola ainda melhor. Estamos trabalhando para melhorar a cada dia. Começamos algumas mudanças e já estamos colhendo frutos antes até do esperado com a adaptação dos alunos ao nosso novo sistema de avaliação a melhoria no rendimento e resultado de vestibulares. Tivemos recentemente três aprovações em medicina, uma em psicologia. Também enfermagem, sistema de informação, odontologia e isso em apenas um concurso de vestibular. Nosso projeto é fazer com que esses resultados aumentem a cada ano e que a escola possa se estabelecer definitivamente como a melhor escola do Sul do Estado. Lembrando que a nossa campanha de matricula é, que as nossas matriculas já estão abertas, e também nosso Bolsão para o ensino médio.