Cartão de Confirmação do Enem pode ser acessado a partir de amanhã - Jornal Fato
Educação

Cartão de Confirmação do Enem pode ser acessado a partir de amanhã

Na data, será feita confirmação do local de realização da prova


A partir desta quarta-feira (16), os estudantes já podem confirmar os locais onde farão as provas com a liberação do Cartão de Confirmação da Inscrição na Página do Participante, ou no aplicativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com o Cartão de Confirmação da Inscrição, os participantes também podem conferir o número de sua inscrição, as datas e horários do exame, a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição e o tipo de atendimento específico com recurso de acessibilidade, caso tenha sido solicitado.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso nos dois dias de aplicação do exame e alerta para que não deixem para acessar o documento somente na véspera da prova.

O Inep também recomenda que os estudantes cheguem ao local do Exame com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para fazer as provas, a única caneta permitida é a esferográfica de tinta preta fabricada com material transparente.

 

Guia de redação

Publicada anualmente, a Cartilha de Redação do Enem está disponível no portal do Inep em formato de arquivo PDF e em vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos e deficientes auditivos. Com o objetivo de tornar a metodologia de avaliação da redação a mais transparente possível, a cartilha traz dicas de como estruturar o texto da redação, explicações sobre a correção e critérios usados na distribuição dos pontos.

Além disso, traz as redações que obtiveram pontuação máxima nas edições anteriores, com comentários. A ideia é apresentar exemplos que contemplaram todos os critérios máximos de avaliação pelos diferentes corretores.

 

Regras

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade.

Nessa redação, o participante deverá defender uma tese - uma opinião a respeito do tema proposto -, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Comentários