Cachoeiro | Para segurança de pais e alunos, CIAC reforça vigilância na escola

As medidas vão desde contratação de uma empresa especializada de monitoramento a reuniões entre pais, alunos e pessoas envolvidas com a segurança pública.

12/04/2023 10:58
Cachoeiro | Para segurança de pais e alunos, CIAC reforça vigilância na escola /Foto: Guilherme Gomes

As últimas notícias de ameaças terroristas a escolas de todo o Brasil causaram uma série de preocupações e precauções por parte das instituições de ensino, tentando evitar que mais uma tragédia envolvendo alunos e professores aconteça no país.

Visando a uma maior segurança para os alunos e, consequentemente, uma maior tranquilidade para os pais, o Centro Integrado de Atividades Culturais (CIAC) Raymundo Andrade está reforçando a vigilância interna e externa da instituição, em Cachoeiro de Itapemirim. As medidas vão desde contratação de uma empresa especializada de monitoramento a reuniões entre pais, alunos e pessoas envolvidas com a segurança pública.

De acordo com o diretor pedagógico, Cristiano Bazoni, diante dos fatos atuais, é importante manter a calma, embora todas as informações e desinformações levem ao alarde.

?É preciso que os pais tenham prudência, calma e discernimento. Sempre haverá oportunistas que se aproveitam da situação para dar continuidade ao caos e ao terrorismo psicológico. Diante da gravidade da situação, o CIAC já se posicionou e afirmou que já está trabalhando.

Entre os procedimentos já tomados, o CIAC interditou um dos portões de entrada ao colégio, funcionando agora apenas os dois principais que dão acesso pela rua Rui Barbosa, no Centro da cidade. Outra ação de extrema relevância é diminuir o fluxo de pessoas que não fazem parte da equipe administrativa ou pedagógica da escola.

O CIAC também optou pela contratação de uma empresa especializada para fazer o monitoramento e o controle de todas as pessoas que frequentam o ambiente da escola. Além disso, os profissionais farão rondas dentro e fora da instituição e com atenção redobrada nas portarias durante os horários de entrada e saída.

Por último, Cristiano explica que foram firmadas parcerias com pessoas e órgãos envolvidas com a segurança pública para promover momentos envolvendo os pais, os alunos e os professores, visando à orientação de como proceder diante de ações imprevistas.

?O CIAC começou nesta terça-feira (11) com ações de conscientização na instituição. Também já preparamos mais ajustes como, por exemplo, a revisão dos sistemas de videomonitoramento?, destaca o diretor pedagógico.

O Diretor Operacional da empresa de monitoramento, Richard Pereira, ressaltou que o trabalho da empresa na instituição é o de trazer a sensação de tranquilidade através de ações preventivas que vão desde o monitoramento visual, controle de acesso a inspeções nas áreas internas da escola.

?Estamos também orientando os alunos a notificarem qualquer situação de anormalidade que eles possam identificar principalmente entre os colegas de turma. Nosso objetivo é de criar dentro do ambiente escolar uma rede de proteção preventiva?, finaliza Richard.

 

por Guilherme Gomes