Cachoeiro inaugura primeira bebeteca da rede municipal de ensino - Jornal Fato
Educação

Cachoeiro inaugura primeira bebeteca da rede municipal de ensino

Espaço tem materiais para incentivar a leitura na primeira infância


- Divulgação/PMCI

Nesta terça-feira (23), Dia Mundial do Livro, a prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seme), inaugurou a primeira bebeteca da rede pública municipal de ensino. O espaço fica na escola "Pe. Jefferson Luiz de Magalhães", a supercreche do bairro Boa Vista.

A inauguração foi marcada com apresentações culturais, protagonizadas pelos estudantes da unidade, que encantaram o público presente.

A solenidade contou com a presença da secretária de Educação do município, Cristina Lens, e sua equipe, além de moradores e profissionais da escola.

Batizada com o nome de Monteiro Lobato, considerado o maior autor da literatura infantil brasileira, o local é uma biblioteca especializada no atendimento à primeira infância. Lá, crianças de 0 a 5 anos de idade terão acesso à literatura infantil, num espaço acolhedor e instigante, e serão incentivados à leitura de forma criativa, lúdica e interativa.

Fantoches e livros-brinquedos são alguns dos recursos disponíveis na bebeteca para tornar a leitura mais dinâmica, permitindo a expansão do imaginário das crianças.

Para Polyana Fim Pacheco, gestora da escola "Pe. Jefferson Luiz de Magalhães", inaugurar um local específico para a iniciação de bebês e crianças no mundo da literatura é abrir caminho para uma geração que entenda a importância da leitura.

"Desejamos trazer um diferencial, que, talvez, em outro espaço, os pequenos não tenham. Nossa intenção em produzir essa maternidade de leitores é possibilitar um local especializado, com um ambiente seguro, mobiliado e repleto de recursos para recebê-los. O grande objetivo da 'Bebeteca Monteiro Lobato' é trazer a literatura para a vida dos alunos o mais cedo possível, para que eles possam entender a grandeza dela", frisa.

Em seu pronunciamento, a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, reforçou a relevância da leitura, desde as primeiros anos na escola.

"Essas crianças ainda são tão pequenas, e isso, a princípio, poderia ser um empecilho. Então, o que fazer para que esses meninos e meninas se interessem pela leitura? Acredito que esse espaço, essa iniciativa, é uma excelente resposta. Esta inovação, a bebeteca, é uma estimulação para que, logo na primeira infância, as crianças tenham o seu poder cognitivo ampliado e fortalecido", ressalta.

Famílias e comunidade satisfeitas

Presentes na inauguração, familiares dos alunos da escola "Pe. Jefferson Luiz de Magalhães" e representantes do bairro Boa Vista estavam admirados com o espaço proporcionado pela instituição e se mostraram felizes pela iniciativa.

É o que caso da Poliana de Jesus Campos Nunes, mãe da pequena Rafaela, que se disse satisfeita por saber que a filha poderá ter um contanto mais intenso com os livros.

"Eu achei ótima essa ideia. Apesar de minha pequena ainda não saber ler, através das atividades conduzidas pelas professoras, com esses materiais lindos, ela vai aprender e contar as histórias. Então, eu acho muito importante, porque, desde pequeninhos, eles vão começar a ter o bom hábito de ler", frisa. 

O morador do bairro e também pai de aluna, Washington Luiz Alves, parabeniza a ação da prefeitura, por mais esse investimento na educação. "Para mim essa bebeteca é muito importante, pois vai ajudar bastante no desenvolvimento das crianças", salienta.

Espaço aberto à visitação

A "Bebeteca Monteiro Lobato" está aberta ao público que queira conhecer a ambientação, os materiais e o acervo que serão utilizados. Para uma visita, basta entrar em contato com a escola e marcar um horário, que precisa ser entre as 7h e 12h ou 13h e 18h. O telefone da unidade de ensino é o 3526-8764. A Emeb "Pe. Jefferson Luiz de Magalhães" fica na rodovia Ricardo Barbieri, Boa Vista.

Comentários