Cachoeiro firma parceria para fortalecer educação integral - Jornal Fato
Educação

Cachoeiro firma parceria para fortalecer educação integral

A aplicação da metodologia, que já é adotada em escolas capixabas de ensino médio, começa em 2019 nas escolas de ensino fundamental


- Divulgação/PMCI

A implantação de escolas de tempo integral na rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim agora tem o apoio do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), entidade presente em diversos estados brasileiros com ações de qualificação do ensino básico público.
Nesta semana, o município firmou acordo de cooperação com o Espírito Santo em Ação, movimento empresarial certificado pelo ICE para implantar no estado o modelo de "Escola da Escolha", centrado no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes.
A aplicação da metodologia, que já é adotada em escolas capixabas de ensino médio, começa em 2019 nas escolas de ensino fundamental "Prof. Athayr Cagnin", no bairro Nossa Senhora de Fátima, e "Julieta Deps Tallon", no bairro Zumbi. A primeira passou a funcionar em tempo integral neste ano e a segunda inicia no próximo ano letivo. Cada uma vai atender 200 alunos de turmas do 1º ao 5º ano com jornada estendida (7h às 17h) e atividades extracurriculares. 
Na terça (4) e na quarta-feira (5), a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme) responsável por implantar o novo modelo pedagógico nessas unidades de ensino participou da primeira formação com especialistas do Núcleo de Educação do ES em Ação.
A preparação das duas escolas inclui, também, a revitalização e ressignificação de espaços dos prédios para possibilitar a realização de atividades pedagógicas com foco no estímulo à criatividade e no desenvolvimento de competências e habilidades.
"Com o apoio do ICE e entidades parceiras nessa iniciativa, vamos fortalecer o programa municipal de educação integral, que começamos a implantar neste ano. O modelo de Escola da Escolha tem alcançado resultados excelentes Brasil a fora, aferidos, inclusive, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É a conjugação da ampliação do tempo de permanência na escola com práticas educacionais que favorecem o aprimoramento das potencialidades dos alunos e, também, dos educadores", frisa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens. 
Para o prefeito Victor Coelho, que assinou o acordo de cooperação na terça-feira (4), em Vitória, com o ES em Ação e o Movimento Empresarial Sul Capixaba (Messes), esse é mais um passo importante que Cachoeiro dá na busca pela melhoria da educação pública. "Queremos uma escola inovadora, que, mais do que oferecer um ensino de qualidade, promova o desenvolvimento integral das nossas crianças e jovens. Acredito muito na educação como ferramenta de transformação e essa parceria contribuirá bastante com o município nesse sentido", avalia.

Comentários