Cachoeiro | CIAC cria "Novo Ensino Médio" e potencializa aprovações de alunos

Além das mudanças na organização curricular, o CIAC está incorporando profissionais para contribuir em "aulões" ofertados aos sábados.

05/02/2023 11:38
Cachoeiro | CIAC cria "Novo Ensino Médio" e potencializa aprovações de alunos

Com o objetivo de modernizar as práticas de ensino e pôr em foco os resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares mais disputados do Brasil, o Centro Integrado de Atividades Culturais (CIAC) Raymundo Andrade está passando por uma organização e atualização na grade curricular dos seus alunos.

De acordo com o novo Diretor Pedagógico, Cristiano Bazoni, haverá foco na autonomia do aluno de Ensino Médio para que se desenvolva de forma significativa nos estudos. ?Queremos fortalecer o estudante para que futuramente esteja apto a competir em concursos e também já inicie, de forma adequada, sua trajetória para a vida profissional?, diz Bazoni.

A escola também focará nos resultados dos alunos. ?Estamos criando um programa de estudos aos sábados a fim de preparar os alunos para o Enem. Estamos selecionando ótimos profissionais para isso?, completa.

Visando fomentar e estimular a independência dos alunos, o CIAC está desenvolvendo um programa chamado ?Ray Top?, que incentiva a cultura do estudo como um hábito saudável, necessário e prazeroso.

?Os alunos que se destacarem irão receber um troféu como uma coroação, como uma forma de finalização de todo um processo durante o ano, de estímulo ao prazer pelo estudo, à autonomia, à participação, ao envolvimento nas atividades da escola. E como ponto de partida, nós convidamos o diretor do Leonardo da Vinci, de Vitória, que é uma das maiores referências do Estado, o Mário Broeto. Ele estará aqui conosco nesta semana para falar sobre esse projeto e compartilhar com nossos professores?, destaca Bazoni.

 

Mais novidades

Além das mudanças na organização curricular, o CIAC está incorporando profissionais para contribuir em ?aulões? ofertados aos sábados. Também fará um trabalho de orientação profissional nas jornadas que serão oferecidas com profissionais de diferentes áreas em contato com os alunos para compartilhar suas experiências.

Fortalecimento também nas escolinhas como a de judô e a de ballett, e dando início a novas, como a de vôlei e a de futsal, além da contratação de um professor de musicalização, tudo para que a escola possa voltar a ser um centro integrado de atividades culturais.

O CIAC também está implantando um sistema que pretende transformar a escola em uma escola bilíngue. É um programa da FTD interessante, já que aumenta a carga horária da disciplina, dá suporte aos professores durante a implantação e faz um acompanhamento dos alunos para monitorar o avanço durante o ano letivo. Assim, a escola faz com que o inglês possa se tornar algo natural e fluido.

?As famílias podem esperar todo um trabalho voltado para a obtenção de resultados em termos de aprovação, mas também um trabalho voltado para o desenvolvimento integral do aluno, obviamente, porque nós não estamos pensando só no conhecimento teórico, mas em todos os valores que podem fortalecer o indivíduo para uma experiência mais significativa na vida adulta?, finaliza o coordenador.

 

por Guilherme Gomes