Alunos municipal participam de mostra sobre saneamento - Jornal Fato
Educação

Alunos municipal participam de mostra sobre saneamento

Evento será sábado (10), das 15h às 19h, no ginásio do bairro Aeroporto


PMCI

Cerca de 540 alunos da educação infantil da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, de nove escolas que participaram do programa Cuidar Mais neste ano, vão mostrar para familiares e comunidades o que aprenderam sobre saneamento básico, utilizando dança, teatro, música e paródias. As apresentações serão no sábado (10), na Mostra Cultural de encerramento do programa, que é desenvolvido pela BRK Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O evento será no ginásio poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço, no bairro Aeroporto, das 15h às 19h, com entrada gratuita. No início do ano, a BRK Ambiental realizou encontro com os representantes das escolas, quando entregou aos profissionais da educação CDs com as atividades sugeridas e vídeo educativo para serem utilizados como parte da metodologia de ensino em sala de aula.

Os alunos também participaram, na escola, do jogo educativo "Corrida do Saneamento". O jogo de tabuleiro, impresso em tamanho grande, tinha casas com informações sobre meio ambiente, preservação e saneamento. No desenvolver da atividade, canções infantis que falam sobre o meio ambiente eram executadas.

Na mostra cultural neste sábado, vão participar turmas de estudantes de 4 e 5 anos de idade das seguintes escolas municipais: Waldir Furtado Amorim, Padre Gino Zatelli, Dolores Gonzalez Villa, José Pinto, Maria Siloti e Padre Jefferson Luiz de Magalhães.

"A participação dos nossos alunos neste projeto permite, cada vez mais, um olhar reflexivo para as questões ambientais, tanto de preservação quanto de pertencimento à nossa natureza. Reforça, em especial, as orientações que repassamos em sala de aula sobre a boa e racional utilização da água", avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens. 

Ensino fundamental

O Programa Cuidar Mais, edição 2018, também contemplou no primeiro semestre estudantes do 5º ano do ensino fundamental de 34 escolas municipais, da área urbana e de distritos do município, com participação de 1.332 alunos. O objetivo foi incentivá-los a entender melhor sobre as questões relacionadas ao saneamento e ao meio ambiente, reforçando a importância da preservação dos recursos naturais.

As revistas em quadrinhos produzidas pelos estudantes foram apresentadas na 7ª Bienal Rubem Braga, realizada pela prefeitura de Cachoeiro, de 15 a 20 de maio, na Praça de Fátima. No segundo semestre, o programa foi estendido a outras escolas do ensino fundamental, também do 5º ano, que manifestaram interesse em participar.

Comentários