Stone Fair atrai público de 30 países e 600 cidades brasileiras

Considerada uma das principais vitrines de negócios da América Latina, feira de rochas ornamentais realizada em Cachoeiro chega ao 35º ano; organizadores apresentam detalhes da edição 2024 do evento, que começa dia 27

31/07/2024 18:59
Stone Fair atrai público de 30 países e 600 cidades brasileiras /Ed Martins, presidente do Sindirochas - foto: Marcos Leão

Tendo como palco a cidade reconhecida como um dos maiores polos de processamento de rochas ornamentais do mundo, a Cachoeiro Stone Fair, em suas três décadas e meia de história, expõe a excelência das rochas naturais, cuja beleza inspira a humanidade há milênios, destacando cada etapa da cadeia produtiva, desde a extração até o consumidor final.

Considerado uma das principais vitrines de negócios da América Latina, o aguardado evento está com a próxima edição marcada para o período de 27 a 30 de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, bairro Aeroporto.

A organização da Cachoeiro Stone Fair ofereceu um almoço nesta quarta-feira (31) a representantes da imprensa local para apresentar a edição 2024 da feira, que chega ao 35º ano.

 

 

A expectativa de público é de 18 mil pessoas, segundo Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento. Público proveniente de 30 países e de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, totalizando 600 cidades. Interessado em ver de perto a maior concentração de máquinas e insumos da América Latina, além das novidades e tendências em rochas.

Cerca de 200 marcas expositoras, representando toda a cadeia produtiva, expõem em uma área de 30 mil m² no parque de exposições cachoeirense. Trata-se de grandes indústrias de extração e processamento e distribuição de rochas naturais, fornecedores de máquinas, equipamentos, ferramentas, insumos e serviços.

Dentre as empresas participantes, de acordo com a organização, estão companhias sediadas em várias cidades do Espírito Santo, diversos estados de todas as regiões do Brasil, além de expositores internacionais, de países como Itália, China, Espanha e Turquia. O foco das firmas está em apresentar variedade de portfólio, inovação, tendências e, claro, fazer negócios.

 

 Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze

 

Presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas), Ed Martins lembra que não só o setor, mas toda a economia da região é movimentada pela Cachoeiro Stone Fair, que mostra ao mundo a importância da cadeia produtiva local.

Há 35 anos a feira contribui com o turismo de negócios e aquece os segmentos de alimentação e serviços da região, que é considerada a capital mundial do mármore.

Para o presidente do Sindirochas, o evento surgido em 1989 foi um divisor de águas. ?O setor era um antes da feira, e virou outro depois da feira?, avalia, levando em consideração o estímulo à evolução do mercado, a promoção da troca de conhecimentos e do desenvolvimento tecnológico, além da atração de investimentos.  

 ?A gente sabe que lá atrás existia uma individualidade muito grande. Dois pontos responsáveis pelo amadurecimento foram a feira e a cooperativa (de crédito do setor)?, reforça Tales Machado, presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).

 

Tales Machado, presidente do Centrorochas 

 

O Brasil tem a maior diversidade geológica em rochas ornamentais no mundo, com mais de 1,2 mil variedades.

Machado destaca a importância das jazidas nacionais. ?As pedreiras são as principais ferramentas que nós temos, todo mundo fica encantado com o Brasil, com a diversidade geológica, todas as feiras têm lançamento de material?.

E exalta o alto padrão dos estandes na Cachoeiro Stone Fair, comparados aos das melhores exposições internacionais do setor.

O Brasil é o 4º maior produtor e o 5º maior exportador mundial de rochas ornamentais. Sendo apenas o Espírito Santo responsável por mais de 80% das exportações.

Voltada para profissionais do setor, como marmoristas, arquitetos, designers, engenheiros, empresários, gestores, distribuidores, compradores, especificadores, entre outros, a Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, com promoção do Sindirochas, Cetemag e Centrorochas.

O credenciamento está aberto e é exclusivamente on-line, pelo site www.cachoeirostonefair.com.br.

O horário do evento é das 14h às 20h (terça a sexta-feira). Acesso até as 19h.