Simpósio debate produção e mercado de café Conilon - Jornal Fato
Economia

Simpósio debate produção e mercado de café Conilon

A abertura do evento foi realizada na noite de quinta-feira (09), na sede da associação local


O secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, afirmou que previsão de safra neste ano e em 2019 é boa

O mercado e a produção no Espírito Santo estão em debate no 10° Simpósio Regional do Café Conilon, realizado na comunidade de Jacu, distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim. A abertura do evento foi realizada na noite de quinta-feira (09), na sede da associação local.

No primeiro dia também foi realizada conferência sobre as ameaças e as oportunidades para a cafeicultura, que contou com a participação do presidente do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), Nelson Cavalhares, que falou sobre o mercado mundial do setor. No local também havia uma mostra de cafés especiais para degustação.

O secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, afirmou que previsão de safra neste ano e em 2019 é boa para o Espírito Santo.

"O aumento da produtividade deve sempre estar alinhado com a melhoria da qualidade do nosso café. E o café capixaba é reconhecido pela qualidade. O investimento em pesquisa e o trabalho do nosso Incaper são fundamentais para os bons resultados que temos. Os cafeicultores do Estado são orgulho para os capixabas", disse Ideraldo.

O 10º Simpósio Regional do Café Conilon tem como objetivo a difusão tecnológica em café, priorizando a produtividade, o manejo adequado da água e a conservação do solo, como medidas capazes de dar sustentabilidade econômica, ambiental e social à produção de conilon de qualidade superior.

Estavam presentes também o subsecretário de Estado da Agricultura, Marcus Magalhães, a diretora-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Nara Tedesco, e o diretor técnico do Incaper Gilson Tófano.

O evento foi encerrado ontem, com debates sobre o mercado e gerenciamento da atividade cafeeira, e do manejo das lavouras de café e diversificação da produção. A realização é da Cetcaf, da Associação de Desenvolvimento Comunitário e Agropecuário de Jacu, da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, do Incaper e da Seag.

Comentários