Resultado preliminar do leilão de privatização da ES Gás é divulgado

O leilão aconteceu no dia 31 de março e a Energisa apresentou a maior proposta para aquisição de 100% das ações da ES Gás.

11/04/2023 11:09
Resultado preliminar do leilão de privatização da ES Gás é divulgado /Foto Divulgação/Governo do ES

A Comissão de Licitação da B3 e o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento -- SEDES, divulgaram o Aviso de Resultado Preliminar do Leilão de privatização da ES Gás, reconhecendo a Energisa S.A. como vencedora do certame. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo nesta terça-feira (11/04).

O leilão aconteceu no dia 31 de março e a Energisa apresentou a maior proposta para aquisição de 100% das ações da ES Gás, no valor de R$ 1,423 bilhão.

A ES Gás é uma empresa de economia mista em que o Estado do Espírito Santo detém 51% do capital social total, tendo como sócia a Vibra, com os demais 49% do capital social da Companhia. O processo de privatização foi autorizado por meio da Lei Estadual nº 11.507/21 e conduzido pelo BNDES -- Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. A aquisição faz parte da estratégia da Energisa de diversificação de portfólio e marcará a entrada da Companhia no mercado de distribuição de gás.

A conclusão da aquisição está sujeita à análise e aprovação da aquisição pelo CADE -- Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Até lá, as operações de ambas as empresas seguirão de forma independente.

Sobre a Energisa  

Com 118 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.  

Nosso portfólio abrange 10 distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas -- a (re)energisa --, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia.  

Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.