PT de Cachoeiro: reabrir comércio em meio à pandemia é um crime - Jornal Fato
Economia

PT de Cachoeiro: reabrir comércio em meio à pandemia é um crime

Partido se opõem a movimento de comerciantes e, mesmo com divergências políticas em relação ao prefeito, apoia decreto que estabelece fechamento de lojas até 4 de abril


Donos de lojas fizeram carreata para pressionar,mas o prefeito Victor Coelho diz que vai manter as restrições - Foto: Ronaldo Santos/FATO

O Partido dos Trabalhadores deixou de lado divergências políticas em relação ao prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), para declarar apoio ilimitado ao decreto municipal que estabelece 15 dias, até 4 de abril, de fechamento da maior parte das lojas de Cachoeiro, num esforço para a contenção ao coronavírus. Para o partido, a reabertura precoce do comércio, como pressiona grupo de pelo menos 150 empresários, é um crime.  

Na tarde de quinta-feira (26), o grupo de donos de lojas organizou manifestação que reuniu, segundo a Polícia Militar, 70 motos e 150 carros, para pressionar o prefeito a encurtar o período de fechamento obrigatório para segunda-feira (30), embora vigore, também, um decreto estadual de igual teor. Victor Coelho já avisou que vai manter as restrições.

O argumento do grupo é que a restrição ao comércio, após a maior enchente da história do município, em janeiro, vai provocar quebradeira de empreendimentos e demissões em massa. Eles defendem a manutenção, apenas, do isolamento vertical, de idosos, que compõem o grupo de risco para a doença e a liberação dos demais trabalhadores, para voltar às atividades com adoção de cuidados de higiene e equipamentos de proteção pessoal contra o vírus.

O PT discorda frontalmente. "Somos totalmente contrários e consideramos um crime  a abertura indiscriminada do comércio no momento em que todos os países enfrentam esta pandemia procurando preservar vidas e evitar o colapso nos sistemas de saúde através da quarentena e em muitos casos de isolamento social", manifesta, em nota, o presidente da executiva municipal do partido, Antonio Carlos Oliveira.

O documento lembra as divergência políticas em relação à atual administração do município, da qual o PT não faz parte, mas assegura que a posição do Partido dos Trabalhadores  será sempre a de apoiar toda e qualquer ação da Prefeitura que vise  a preservação da  saúde e neste caso a vida das pessoas.

Outra instituição que se manifestou de maneira dura contra o intento dos empresários foi o Sindicomerciários, sindicato que congrega os trabalhadores do setor, e que cogita a convocação de greve geral no comércio caso as lojas sejam abertas "na marra", antes do tempo recomendado pelas autoridades sanitárias.  

Por outro lado, a Associação Comercial de Cachoeiro, Acisci, se manifestou favoravelmente à reabertura. Outras instituições patronais, como Sindicato Rural e Sindirochas, que inclusive foram citadas no manifesto dos comerciantes, apesar de emitirem notas, adotaram discurso mais neutro, sem deixar claro se apoiam ou não a manifestação. Entretanto, afirmam que não foram consultadas pelos manifestantes.

 


Saiba mais:

Empresários querem reabrir lojas na segunda (30)

Comerciantes fazem carreata para pressionar por abertura de lojas

 

Sindicomerciários cogita greve se lojas abrirem na marra 

Ascisici apoia abertura de lojas antes do tempo

Sindirochas emite nota sobre movimento dos empresários em Cachoeiro

Sindicato Rural se posiciona sobre manifesto

Prefeito diz que vai manter lojas fechadas

 


NOTA DO PT DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES:

 

O Partido dos Trabalhadores de Cachoeiro de Itapemirim vem a público manifestar seu ilimitado apoio ao Decreto do Prefeito Vitor Coelho que disciplina o funcionamento do comércio em Cachoeiro de Itapemirim neste período de PANDEMIA do Coronavírus. Somos totalmente contrários e consideramos um crime  a abertura indiscriminada do comércio no momento em que todos os países enfrentam esta pandemia procurando preservar vidas e evitar o colapso nos sistemas de saúde através da quarentena e em muitos casos de isolamento social. Temos nossas divergências políticas em relação a atual administração do município da qual não fazemos parte, mas a posição do Partido dos Trabalhadores  será sempre a de apoiar toda e qualquer ação da Prefeitura que vise  a preservação da  saúde e neste caso a vida das pessoas. Consideramos que qualquer iniciativa no sentido contrário ao Decreto e consequentemente ás determinações dos profissionais de saúde nesta luta contra o Coronavírus  é irresponsável e um atentado à vida dos trabalhadores, trabalhadoras e da comunidade cachoeirense em geral.

 

Cachoeiro de Itapemirim, 26 de Março de 2020.

 

PT - Partido dos trabalhadores de Cachoeiro de Itapemirim.

Executiva Municipal -  Presidente:Antonio Carlos Oliveira

 

Comentários