Programa de fomento do Bandes movimenta setor de destilados capixaba - Jornal Fato
Economia

Programa de fomento do Bandes movimenta setor de destilados capixaba


Foto: Divulgação

Bebida de importância cultural, social e econômica para o Brasil por estar diretamente ligada ao início da colonização portuguesa do país e à atividade açucareira, a produção tipicamente nacional se tornou aposta do setor de destilados. No Espírito Santo, a atividade conta com o apoio do "Programa de Fomento à Produção de Cachaça de Qualidade" do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

 

O programa tem como objetivo modernizar o parque produtivo de cachaça de alambique no Estado para que a produção possa atender às exigências crescentes de qualidade por parte dos consumidores do mercado nacional e externo. De acordo com o diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal, produzir cachaça ou aguardente, principalmente de maneira artesanal, é uma maneira de investir num negócio com grandes possibilidades de crescimento.

 

"As cachaças de alambique conquistam consumidores das classes A e B. Elas são produzidas artesanalmente em propriedades rurais e alguns produtores com a conquista da certificação conseguem alcançar o mercado exterior", destaca Natal. Para o desenvolvimento da atividade a aposta está no investimento de boas práticas, e é necessário capacitar as empresas para a produção de bebidas.

 

O produtor que já investe ou deseja investir em uma fábrica de cachaça pode apostar também na diversificação e na modernização do negócio como uma maneira de aumentar o faturamento. Além da produção, os alambiques (especialmente os instalados na zona rural) possuem potencial para o agroturismo para receber consumidores interessados em conhecer o processo de fabricação e degustar direto na fonte.

 

Simulação

 

Caso esteja interessado, você pode fazer uma simulação no site ou no aplicativo para smartphones. Basta responder algumas perguntas para saber que tipo de crédito é o ideal. "Esta ferramenta é muito útil porque permite calcular o valor que você pode obter em cada instituição financeira, além dos prazos de pagamento e taxas de juros que deverá pagar em cada caso", destaca o diretor de Crédito.

 

O atendimento pode ser feito presencialmente na sede do banco. Pelo site, você encontra os endereços dos parceiros consultores, em todos os municípios capixabas.

Comentários