Presidente Kennedy sai de 1º para 17º PIB do Brasil - Jornal Fato
Economia

Presidente Kennedy sai de 1º para 17º PIB do Brasil

Entre as capitais, Vitória seguiu no 2º lugar do ranking de maior PIB per capita do país, atrás apenas de Brasília


- Arquivo FATO

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (14), o Produto

Interno Bruto (PIB) dos Municípios Brasileiros 2016. Presidente Kennedy, em relação ao PIB per capita, era o 1º colocado no país em 2015, caiu para o 17º lugar em 2016. Entre as capitais, Vitória seguiu no 2º lugar do ranking de maior PIB per capita do país, atrás apenas de Brasília.

Em 2016, três municípios capixabas permaneceram entre os cem maiores em relação ao Produto Interno Bruto (PIB): Vitória (36º), Serra (47º) e Vila Velha (83º), embora todos tenham perdido posições no ranking.

O Produto Interno Bruto dos Municípios, elaborado em parceria com os órgãos estaduais de estatística, secretarias estaduais e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), traz informações sobre a participação dos municípios no PIB nacional e de seus respectivos estados, além do PIB per capita dos municípios e de informações sobre os três grandes setores da atividade econômica indústria, agropecuária e serviços).

Esta é a primeira vez que o IBGE agrega análise geográfica ao PIB dos Municípios, permitindo a análise de diferentes recortes e de suas interações econômicas. Os diversos mapas desse estudo estão disponíveis na Plataforma Geográfica Interativa de IBGE (https://www.ibge.gov.br/apps/pibmunic/). 

Comentários