Prefeitura estuda diluir ajuste da PGV, base do cálculo do IPTU

Assim, impacto do reajuste que ocorreria no ano que vem poderia ser diminuído ao longo dos próximos 20 anos

28/08/2024 09:21
Prefeitura estuda diluir ajuste da PGV, base do cálculo do IPTU /Foto: Reprodução/Instagram

Equipe da prefeitura estuda opções para diluir em até 20 anos os impactos da nova Planta Genérica de Valores (PGV) sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Cachoeiro. O anúncio foi feito pelo prefeito Victor Coelho (PSB) e tem o potencial para reduzir o impacto do reajuste que, por lei, entra em vigor a partir de 2025.

O aumento do imposto virou objeto de disputa eleitoral, o que levou o prefeito a buscar as redes sociais para fazer esclarecimentos e a revelação sobre a intenção de postergar o reajuste total. Depois de quase duas décadas sem atualizações, em 2021, entraram em vigor os valores relativos a recadastramento obrigatório, determinado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.

De acordo com Victor, o levantamento realizado por empresa contratada constatou a existência de 26 mil novas edificações ? erguidas nos 20 anos sem recadastramentos ? que sequer pagavam IPTU, pois os imóveis constavam apenas como terrenos baldios.

Além disso, continua o mandatário, outros 25 mil imóveis tiveram redução de imposto. E, para isenção total, um dos critérios é que os proprietários tenham renda de até 3 salários mínimos, além de outros indicadores socioeconômicos. Também são isentos os imóveis com valor venal de até R$ 35 mil.

 

DISPUTA

Desde que entrou em vigor, em 2021, o aumento do IPTU causou reações de moradores acostumados a pagar valor menor pelo tributo ao longo dos anos. Inclusive porque a ele foi acrescentara a taxa de lixo, criada por lei federal. Desde então, o imposto é pago com descontos de até 90% para quem paga em dia, sobre o valor acrescido.

À época o reajuste fora questionado pelo deputado estadual Theodorico Ferraço(PP) junto ao Tribunal de Contas, que não encontrou irregularidade nos procedimentos. Neste ano, já como candidato a prefeito de Cachoeiro, Ferraço notificou o prefeito na Justiça, em busca de adiamento da cobrança adicional.

Em resposta, Victor e sua candidata, Lorena Vasques, acionaram a Justiça Eleitoral, acusando Ferraço de litigância de má-fé, ante decisão anterior do Tribunal de Contas sobre o assunto. Eles alegam que o objetivo do candidato adversário é usar a Justiça para tirar proveito eleitoral da situação ao mesmo tempo em que inflige desgaste a uma adversária direta.

 

O QUE É PGV

A Planta Genérica de Valores (PGV) é um instrumento legal que estabelece os valores unitários de metro quadrado de terreno e de construção de um município. Integra o sistema de informações do Cadastro Municipal e, juntamente com o Cadastro Imobiliário, forma a base de cálculo para o IPTU e ITBI, por exemplo.