Novos aposentados pensam em viagens e maratonas - Jornal Fato
Economia

Novos aposentados pensam em viagens e maratonas

Ipaci homenageia os 72 já contemplados pelo Programa de Aposentadoria Incentivada da Prefeitura de Cachoeiro


Os 72 servidores municipais participaram de um café da manhã nesta sexta (7) - Divulgação/PMCI

Viajar ou até mesmo correr maratonas. É a atividades como essas que os servidores públicos que se inscreveram no Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) pretendem se dedicar após se desligar da Prefeitura Municipal de Cachoeiro, na qual trabalharam durante décadas.

Setenta e dois servidores aderiram. O PAI é dedicado exclusivamente a estatutários que, além de preencherem requisitos para aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição, estão contemplados pelo abono de permanência - reembolso da contribuição previdenciária porque optou por continuar em atividade. Para cobrir as indenizações, a prefeitura reservou R$ 6 milhões.

O programa foi lançado em agosto e prorrogado até a próxima sexta-feira. Quem opta por aderir recebe, como indenização, o valor correspondente ao abono, acrescido do valor do vale-alimentação, multiplicado por 72 meses (seis anos). Cada pedido de adesão é analisado por comissão especial.

Um dos beneficiados é Antonio da Luz. Aos 66 anos de idade, trabalhou quase a metade deles (31) como motorista. "Fico alegre por ter alcançado essas três décadas e, agora, pude entregar minhas responsabilidades, cumprindo meu dever de cidadão".

Disposto, Antonio revela ainda que, de agora em diante, dedicará seu tempo livre prestando serviços particulares de transporte e praticando maratona, do qual é atleta amador.

Já a técnica em contabilidade Niceia Cardoso, de 55 anos, pretende aproveitar sua aposentadoria - obtida após 36 anos de vínculo empregatício com a prefeitura - para viajar. "Hoje, para mim, é uma vitória, é uma recompensa por tudo o que fiz. Por todos esses anos, consegui manter o propósito de zelar pelo bem público", afirmou.

 

Homenagem

Na sexta-feira, o Instituto de Previdência do Município (Ipaci) prestou homenagem aos 72 servidores públicos em café da manhã na Associação Atlética Banestes, no bairro Aeroporto.

"É um momento muito importante, que marca o fim de um tempo e o início de um novo ciclo. E esta festa, diante de tudo o que vocês fizeram para o município, é pequena. Com esta iniciativa, vocês têm a oportunidade de serem retribuídos com dignidade", destacou a presidente executiva do Ipaci, Cleuzei Miranda.

 

Adesão

O prazo de requerimento de adesão ao PAI foi prorrogado para o próximo dia 14. Para isso, é preciso preencher o requerimento padrão para servidores disponível na Agência Virtual do site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), indicando no campo "Outro" o nome do programa e entregá-lo no setor de protocolo da Secretaria Municipal de Administração (Semad), no prédio do Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães (avenida Brahim Seder, Centro, 96/102). O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.

Comentários