Nova onda de calor deve ter impacto na conta de energia

Para auxiliar a população a enfrentar esse período de altas temperaturas sem sobrecarregar o orçamento, a EDP recomenda algumas práticas de eficiência energética

06/09/2024 07:59
Nova onda de calor deve ter impacto na conta de energia /Foto: Divulgação

A chegada de uma nova onda de calor nos próximos dias e que deve seguir até o dia 12 de setembro pode ter impacto direto no consumo de energia. De acordo com as previsões do Climatempo, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média em algumas regiões do estado, o que tende a elevar significativamente o uso de aparelhos como: ar-condicionado e ventilador.

O aumento do uso de energia está diretamente relacionado às altas temperaturas, que elevam a demanda por climatização e refrigeração. Para se ter uma ideia, a geladeira acaba usando mais energia para manter a mesma eficiência em dias muito quentes, o que pode aumentar o consumo em até 20% a cada 5°C a 10°C acima da temperatura ambiente ideal. Mesmo sem mudanças de hábitos na rotina de uso da família, esse efeito sazonal pode resultar em faturas mais altas para os consumidores.

?No calor, geladeira, freezer e ar-condicionado, por exemplo, são aparelhos que exigem mais para atingir a temperatura programada. As altas temperaturas levam a hábitos diferentes, já que, para escapar do desconforto térmico, as pessoas bebem mais água gelada e lavam mais roupas, comportamentos que refletem diretamente no aumento do consumo de energia elétrica?, explica o gestor da EDP, Adilson Herzog.

Outro fator importante e que reforça a orientação de uso racional da energia é que na última quarta-feira (4), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que durante o mês de setembro estará em vigor a Bandeira Tarifária Vermelha patamar 1. Isso resultará em um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A decisão foi motivada pela previsão de chuvas abaixo da média, indicando condições menos favoráveis para a geração de energia hidrelétrica.

 

ECONOMIZE

Para o uso eficiente da energia, prefira ventiladores em dias amenos e ajuste o ar-condicionado para 23°C ou mais. Evite o chuveiro elétrico no calor e desligue equipamentos da tomada quando não estiverem em uso. Geladeiras consomem cerca de 30% da energia, então minimize o tempo de porta aberta e mantenha longe de fontes de calor. Desligue televisores e monitores inativos e use lâmpadas LED para economia. Lave e passe roupas em grandes quantidades para otimizar o uso de aparelhos elétricos.