Micro e pequenas empresas buscaram mais crédito em agosto

Variação anual mostrou que, no geral, a alta das empresas brasileiras foi de 10,1%

13/10/2023 13:42
Micro e pequenas empresas buscaram mais crédito em agosto /Foto: Agência Brasil

Foi registrada, em agosto, uma alta de 10,1% na busca das companhias por recursos financeiros no comparativo com o mesmo mês de 2022, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. Esse número é o mais alto de 2023 até agora, após reações tímidas e quedas acentuadas nos meses anteriores. Na visão por porte das empresas, as ?Micro e Pequenas? (MPEs) registraram o maior número desde maio de 2022 (10,2%) e ultrapassaram as ?Grandes? (9,8%). No gráfico e tabela a seguir estão os números completos, confira:

?O número positivo pode indicar que a retração da Selic no país possa estar surgindo efeito ao dar mais fôlego para as empresas buscarem crédito no mercado. Ter recursos financeiros para ter dinheiro em caixa e pagar seus fornecedores é crucial para que os negócios existam e operem, por isso as MPEs reagiram de forma mais agressiva no período da análise?, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A visão por setores das empresas mostrou que, em agosto, a variação da demanda por crédito foi mais acentuada pelos negócios de ?Serviços? (13,8%), seguidos por aqueles de ?Comércio? (6,9%), ?Indústria? (4,1%) e ?Demais? (2,6%), onde posicionam-se as companhias do segmento ?Primário?, ?Financeiro? e do ?Terceiro Setor?. 

 

Reação positiva em todas as UFs

Apenas duas das 27 Unidades Federativas (UFs) do Brasil tiveram queda na demanda das empresas por crédito no mês de agosto, com destaque para Rio de Janeiro com a liderança do ranking. Abaixo, confira o gráfico com a análise completa:

 

 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!

 

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.