Gestão previdenciária: Vargem Alta está entre cidades do ES a um passo de Nota A - Jornal Fato
Economia

Gestão previdenciária: Vargem Alta está entre cidades do ES a um passo de Nota A

E Cachoeiro de Itapemirim é um dos 14 municípios capixabas a "dois passos" da classificação mais alta no quesito, segundo Tribunal de Contas


- Imagem ilustrativa

Vargem Alta é um dos oito municípios do Espírito Santo, além do Governo Estadual, que - informa o Tribunal de Contas capixaba - estão a apenas um passo de obter a Nota A no Indicador de Situação Previdenciária (ISP), medido pelo Ministério da Previdência Social

As demais cidades são Águia Branca, Aracruz, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, João Neiva, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá. 

E Cachoeiro de Itapemirim está entre os 14 municípios capixabas que receberam o selo "B" na última avaliação de gestão previdenciária. 

Mas integra o grupo, no entanto, dos que estão a "dois passos" da Nota A. Uma vez que precisam melhorar seus resultados em dois aspectos. 

Boa Esperança, Cariacica, Fundão, Guaçuí, Ibiraçu, Iconha, Linhares, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, Serra, bem como Vila Velha e Vitória, compõem o grupo.  

A avaliação da gestão previdenciária é feita com base nas informações dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). No Espírito Santo eles são 35, sendo 34 municipais e um estadual. 

A nota final da avaliação é composta por três itens: Gestão e Transparência; Finanças e Liquidez; e Classificação Atuária. "Oito municípios e o Governo do Estado tiveram Nota B nesta avaliação, mas já têm a classificação mais alta em dois desses três itens. Dessa forma, se conseguirem avançar um pouco mais, já conseguirão a Nota A em Gestão Previdenciária", explica a secretária de Controle Externo de Contabilidade e Gestão Fiscal do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Simone Velten. 

 

C ou D 

Já os municípios de Itapemirim, Alegre, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul, Anchieta, Guarapari, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Mantenópolis, Santa Leopoldina e Viana tiraram notas C ou D na última avaliação do Ministério da Previdência Social. 

 
Sobre o ISP 
O Índice de Situação Previdenciária é apurado e divulgado anualmente pelo Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público (DRPSP), utilizando como base informações enviadas até o dia 31 de julho. 

Comentários