Empreendedores da Região Sul capixaba conheceram quarta-feira (16) detalhes do plano da nova ferrovia que vai ligar Santa Leopoldina a Anchieta. A apresentação do Projeto Ferroviário "Ramal Anchieta? aconteceu na Fazenda Ponta Ubu, no município litorâneo sulino.
O investimento, de R$ 6 bilhões, a ser realizado pela Vale, prevê uma linha tronco com extensão de cerca de 80 quilômetros entre os dois municípios, assim como uma conexão de mais 20 quilômetros com o Porto de Ubu e pátio ferroviário. O traçado passará pelos municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta.
A expectativa da mineradora é de um prazo de cinco anos para a conclusão do empreendimento. Diretora de Regulatório e Projetos de Infraestrutura da Vale, Daniella Barros reconhece, porém, que os principais desafios são licenciamento ambiental e desapropriação. Para ela, será necessário a parceria de toda a sociedade e governos.
?A gente estima que, em dois anos, já tenhamos todos esses estudos prontos e licenciados. A partir daí, em seis meses, a Vale está pronta para entrar e iniciar (as obras). Estimamos um prazo de cinco anos para implantação?, declara a executiva.
Investimento bilionário da empresa em parceria com os governos federal e estadual, o ramal, explica Daniella, vai trazer a indução da economia e cargas. ?Estamos trabalhando para ter uma carga âncora, que é o minério, possivelmente até impactar positivamente essa marca. Procuramos fazer o projeto de modo que ele ficasse mais viável em termos técnicos e de segurança?, informa.
Anchieta x Kennedy
Além da construção do Ramal Anchieta, a Vale se comprometeu voluntariamente a doar o projeto básico do segundo trecho da ferrovia, ligando Anchieta a Presidente Kennedy - com 87 quilômetros, parte importante da EF-118.
O projeto básico é fundamental para viabilizar investimentos desse porte, tanto na priorização de ações junto aos órgãos públicos quanto na atração de parceiros e investimentos para sua construção.
Evento
Participaram do evento em Anchieta, além de diretores da mineradora Vale, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, lideranças empresariais municipais e de Guarapari.
?A construção deste modal está em sintonia com o propósito do Governo do Estado de materializar o desenvolvimento capixaba. A ferrovia vai conectar um dos mais importantes complexos siderúrgicos do mundo, localizado aqui no Espírito Santo. E servirá aos outros segmentos industriais e comerciais que mantêm relação com a região Centro Oeste?, avalia Ricardo Ferraço.
Diretor da Regional Sul do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon), Antônio Carlos Caiado considera o projeto a concretização de um desejo antigo dos empreendedores locais. ?Estamos animados, queremos investir e estamos participando de tudo, colaborando no que for possível. A proposta que está feita para trazer esse ramal até Ubu e depois prosseguir até o Rio de Janeiro. Ter essa ferrovia funcionando é trazer para nós certeza de um futuro muito promissor para nossa região?.