Exportação de rochas cresce no final de 2018 - Jornal Fato
Economia

Exportação de rochas cresce no final de 2018

No mês de dezembro de 2018 as exportações capixabas registraram um crescimento de 24,58%, no comparativo com o mesmo mês em 2017


Presidente do Sindirochas, Tales Machado tem boas expectativas para 2019 - Foto: Divulgação

A força do setor de rochas ornamentais brasileiras segue em alta no mercado internacional. Dados da Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas) apontam que o Brasil ocupa a quarta posição de países que mais produziram pedras naturais, sendo responsável por 7% da produção mundial do setor de rochas. As transações comerciais no ano de 2018 encerraram com um montante de US$ 992,5 milhões em exportações. Estados Unidos, China e Itália, respectivamente, mantiveram a liderança. O Espírito Santo, por sua vez, permaneceu na hegemonia de principal estado exportador brasileiro, respondendo por US$791,3 milhões das exportações, o equivalente a 79,37% do total de faturamento do país.

Dados do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espirito Santo (Sindirochas) analisam o ano de 2018 com números animadores para as exportações de rochas ornamentais. Apesar do resultado final do ano ter ficado 10,38% abaixo do que foi verificado em 2017 (exportações brasileiras), os últimos quatro meses foram de resultados positivos, se comparados o mesmo período de 2017. De setembro a dezembro, houve uma retomada do crescimento, com pico no mês de novembro, cujo resultado foi 24,92% melhor que o mesmo mês em 2017. Já nas exportações capixabas foi detectado o mesmo comportamento, apenas alterando o mês mais positivo para dezembro, com crescimento de 24,58%.

Para 2019, analistas apontam para o mercado interno, a expansão de investimentos e novos lançamentos no mercado imobiliário da construção civil, fazendo prever o início de um processo de recuperação das vendas de rochas ornamentais.

O Espírito Santo é um grande propulsor de vendas para os mercados estrangeiros e realiza a maior feira de rochas ornamentais das Américas, Vitoria Stone Fair, que abre o calendário mundial de eventos do setor de mármore e granito e recebe mais de 20 mil visitantes, entre os quais compradores de mais de 46 países.

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, afirma que o evento é vitrine para a promoção e fortalecimento do Espírito Santo no cenário mundial e também alavanca de oportunidade para as empresas do setor de rochas ornamentais brasileiras fazerem negócios com os países estrangeiros.

"O mercado mundial de pedras naturais mantém uma grande expectativa com a proximidade da feira, que acontece em fevereiro. Os principais estados exportadores e empresas mundiais escolhem a Vitoria Stone Fair como porta de acesso para a apresentação de seus produtos e serviços para o mercado global de valor".

Machado completa que as expectativas para 2019 são positivas. "Temos consciência de que superar os desafios presentes demandarão boa quantidade de esforço, dedicação, disciplina e união. Esses, aliás, são os alvos presentes no nosso planejamento. Acreditamos que nossas expectativas nos campos político e econômico se transformem em realidade, que tenhamos, por exemplo, maior segurança jurídica nas atividades e melhoria nas condições de infraestrutura logística, o que com certeza, nos trará ganhos de produtividade, conduzindo ao desenvolvimento de nossas empresas, nossa sociedade, nosso Estado e o nosso Brasil".

Comentários