Espírito Santo exportou quase 3bi em 2018 - Jornal Fato
Economia

Espírito Santo exportou quase 3bi em 2018

Sindirochas se reúne com alfândega para definir próximos passos


Foto: Divulgação

Nesta semana, o executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, e o assessor Jurídico Daniel Soares, participaram de reunião com a Comissão Local de Facilitação de Comércio (COLFAC), a convite da Alfandega da Receita Federal do Brasil no Porto de Vitória - ALF/VIT.


Na oportunidade, as partes discutiram sobre o processo de desburocratização, operações de cabotagem e as dificuldades enfrentadas para o registro e processamento de DU-E referentes a graneis originários de fora do Estado. Também ficou definido o cronograma de reuniões da Comissão ao longo do ano.


A COLFAC tem como objetivo promover o debate entre usuários e poderes públicos de propostas de aprimoramento dos procedimentos relativos à exportação e ao transito de mercadorias e a participação colaborativa nos processos de implementação das disposições sobre facilitação do comercio.


Em 2018, o Espírito Santo foi mais uma vez o principal exportador brasileiro de rochas ornamentais, tendo ficando com 79,37% do faturamento do país. Quase R$3bilhoes em transações comerciais em todo o ano. Segundo a Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas), o Brasil ocupa a 4ª posição em produção de pedras naturais e o 7ºem todo o mundo.

Comentários