Empresas do setor de rochas apontam e contratações no primeiro semestre - Jornal Fato
Economia

Empresas do setor de rochas apontam e contratações no primeiro semestre

Indicativo de novas contratações foi registrado em consulta no setor de rochas ornamentais nacional realizada pelo Sindirochas e Centrorochas.


- Foto: Granales Mineração

Um levantamento realizado pelo Sindirochas (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo) e Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais), entre os dias 22 e 30 de janeiro, apontou que a maioria (62%) das empresas do setor de rochas ornamentais nacional têm expectativa de aumento de quadro de pessoal no primeiro semestre do ano. Entre as indústrias participantes da consulta, outros 38% indicaram que seus quadros permanecerão estáveis.

 

Em relação à situação ao final de 2020, 46% das respondentes apontaram estabilidade no número de funcionários comparado ao início de 2020. Outros 29% indicaram aumento no quadro de pessoal ao final do ano e 25% fecharam o período com queda.

 

Os dados consideram o universo daquelas indústrias participantes da consulta. O levantamento aconteceu via formulário eletrônico, sendo registradas participação de empresas localizadas no Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Ceará, com atuação simultânea nos mercados interno e externo (67%), apenas mercado interno (19%) e somente no mercado externo (13%).

 

Expectativa de crescimento

A consulta apontou que 75% das empresas têm expectativa de crescimento neste ano, em relação ao ano passado. O expressivo percentual de empresas que indicaram a realização de investimentos em 2021 (69%) reforça a percepção de otimismo do setor.

 

Foto: GSM Group

Segundo as participantes da consulta, os investimentos previstos serão aplicados em equipamentos para beneficiamento (42%), qualificação de mão de obra (25%), instalações físicas (25%), software de gestão (14%) e em equipamentos para pedreiras (11%).

 

A maioria das empresas (48%) apontou ainda que espera alta nas vendas entre 11% e 25%. Outros 25% acreditam que será um ano de estabilidade, 13% projetam crescimento de 10% nos negócios e 2% dos participantes possuem expectativas de altas superiores a 50% no volume de vendas em relação a 2020.

 

Mercado exportador

Entre aquelas com atuação nos mercados interno e externo, a percepção foi de que quando comparado 2020 com 2019, o mercado interno: apresentou crescimento (80%), ficou estável (11%) e teve queda (9%). Já estas mesmas empresas quando avaliaram a realidade do mercado externo na mesma base de comparação, indicaram que: houve crescimento (57%), ficou estável (34%) e apresentou queda (9%).

 

Uma significativa parcela das empresas que hoje em dia atuam no mercado interno, ao serem consultadas, demonstraram interesse em operar também no mercado externo.

 

Preocupações para produzir

O risco de enfrentar problemas para conseguir produzir ao longo de 2021 foi apontado por 50% dos participantes. A falta de matéria-prima (23%) foi a principal dificuldade apontada, seguida pela falta de insumos (19%) e falta de capacidade instalada (19%), falta de mão de obra qualificada (12%), falta de capital de giro (6%) e outras dificuldades (10%).

 

Alta nas vendas em 2020

Questionadas sobre o resultado do volume de negócios registrados em 2020, com relação a 2019, 56% das empresas apontaram alta, 29% estabilidade e 15% registraram queda.

 

Com relação à expectativa existente no início da pandemia, 81% indicaram terem sido surpreendidas com crescimento no volume de negócios em 2020. Para 12%, o resultado no final do ano ficou dentro do esperado e apenas 8% apontou ter vivido uma realidade pior do que aquela imaginada no início da pandemia.

 

Acesse a íntegra do resultado da consulta "Fechamento 2020 e expectativas para 2021": http://bit.ly/3jggqCF

Comentários