Empreendedor investe na "gastronomia sobre rodas" - Jornal Fato
Economia

Empreendedor investe na "gastronomia sobre rodas"

Uma das principais vantagens neste segmento é permitir o deslocamento de um lugar a outro e servir refeições ou lanches rápidos


Foto: Divulgação

Com um modelo de negócios que permite produzir e servir refeições nas ruas, os food trucks (caminhonetes de comida, em português) tornaram-se uma opção de negócio para quem pensa em investir no mercado da alimentação e gastronomia. No Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) o empreendedor conta com linhas de crédito que atendem as necessidades de investimento.

Investimento mais em conta

Uma das principais vantagens para o empreendedor que investe neste segmento é permitir o deslocamento de um lugar a outro e servir refeições ou lanches rápidos em qualquer lugar que estejam seu publico (respeitando as regras de cada município). O investimento inicial dependerá do produto a ser comercializado e a estrutura necessária, especialmente conforme o tipo de carro a ser utilizado. Os food trucks podem ter diversos formatos: triciclo, foodbike, kombi, vans e caminhão.

Com as linhas de crédito do Bandes, o empreendedor pode contratar recursos para adequação da infraestrutura, aquisição de maquinário e capital de giro para dar início das atividades. "O empreendedor pode buscar o financiamento tanto para novos negócios, como para expansão, modernização dos já existentes. Dessa forma, o Bandes torna-se um parceiro do empreendedor na busca pelo aumento da capacidade e qualidade dos serviços prestados", enfatiza Everaldo Colodetti, diretor de Crédito e Fomento do Bandes.

Além de questões básicas como a escolha do veículo, é imprescindível realizar um planejamento sólido, como em qualquer outro tipo de negócio. O empreendedor deve avaliar a demanda, a concorrência, os pontos, a legislação e diversos outros fatores.

O empreendedor deve ficar atento ao investimento da infraestrutura necessária para montar um food truck que deve ser planejada para poder atender às necessidades de preparação e comercialização dos alimentos, segundo as exigências dos órgãos fiscalizadores, como  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) municipal e estadual, da Prefeitura, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202

Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória

App disponível para Android e iOS

www.facebook.com/bandesonline

www.bandes.com.br

Comentários