Curso, certificado e ferrovia têm destaque na abertura da feira - Jornal Fato
Economia

Curso, certificado e ferrovia têm destaque na abertura da feira

Empresários, políticos e visitantes compareceram na abertura da Cachoeiro Stone Fair


Primeiro curso de pós-graduação no ramo de rochas ornamentais, será instalado no estado do Espírito Santo - Foto: Ronaldo Santos

A Cachoeiro Stone Fair foi aberta na tarde desta terça-feira (28) com a entrega de certificados do projeto Pedreira Legal para as primeiras empresas com frentes de lavra no Estado. No evento, também foi assinado edital para a abertura do primeiro curso de pós-graduação em Rochas Ornamentais, que será instalado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Morro Grande.

A nova diretoria do Sindirochas tomou posse. Tales Machado foi reeleito presidente da entidade e assumiu mandato de mais três anos. "Tivemos queda no 1º semestre, mas com projetos, daremos impulso coletivo para que o nosso setor cresça gradativamente", afirma.

Tales destacou que continuará a ser perseguido o principal objetivo que é o fortalecimento do setor. "Vamos seguir firmes na busca de alternativas que contribuam para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. O principal objetivo é buscar formas de atuação cada vez mais eficientes".

O governador Paulo Hartung destacou a importância do setor de rochas, que considera muito importante para a economia do estado. "Tenho orgulho do setor e estou com eles desde o início. Feliz em ver que a parte capixaba do setor é expressiva no Brasil", afirma.

 

Certificação

O programa de certificação da regularidade das lavras é uma iniciativa do sindicato das indústrias de rochas ornamentais e prima pela formalidade do setor, com o intuito de disseminar a cultura de que sejam adquiridos materiais sempre de fontes regulares.

"Esse é o primeiro passo para a certificação e regularização de todas as jazidas do setor de rochas, mostrando a potencialidade do segmento. Nosso objetivo é acabar com a irregularidade. Buscamos uma empresa multinacional com reconhecimento internacional e vamos continuar trabalhando para que se torne cultura adquirir materiais sempre de fontes regulares".

O projeto é uma iniciativa do Sindirochas, com parceria da Abirochas e Centrorochas, e foi desenvolvido em parceria com a certificadora alemã TÜV Rheinland.

 

Ferrovia

Um dos assuntos que dominou a abertura foi a Ferrovia Litorânea Sul, ameaçada após o governo federal sinalizar que pretende levar para o centro-oeste os investimentos que virão da contrapartida da antecipação da concessão da estrada de ferro Vitória x Minas pela Vale. A extensão para o sul, até a região do Porto Central, em Presidente Kennedy, é considerada importante para o desenvolvimento da região e, também, facilitador da logística do setor, que tem em Cachoeiro como o maior polo processador de rochas ornamentais da América Latina.

O prefeito Victor Coelho revelou a união de prefeitos do sul do estado, celebrada na semana passada, em favor do projeto.

Sobre a ferrovia, o governador disse que "jogaram a bola" em suas costas, mas mesmo sozinho, "recorreu à justiça contra essa atitude absurda de barrar a ferrovia que favorecerá o estado".

Na segunda-feira, Hartung recebe os prefeitos da região para tratar do tema. "Vim abrir a feira, mas também fazer apelo e convite para irmos longe nessa, para brigarmos e buscarmos nossos direitos capixabas. É hora de a Vale deixar seu legado no Estado".

Amanhã, às 16h00, o auditório principal da Cachoeiro Stone Fair receberá apresentação de projetos de infraestrutura para a região Sul do Espírito Santo, e um dos principais assuntos serão os projetos da ferrovia Litorânea Sul (EF 118) e do Porto Central de Presidente Kennedy.

 

 

Comentários