Cooperativa de saúde conclui metade de hospital - Jornal Fato
Economia

Cooperativa de saúde conclui metade de hospital

Unidade trará modernidade e inovação em Medicina, reforçando a evolução da região na assistência à saúde


Obra do novo Hospital Unimed Sul completa um ano com 50% dos serviços concluídos - Foto: divulgação

Há cerca de um ano, na primeira semana de julho, Cachoeiro de Itapemirim observava as movimentações iniciais de pessoal e máquinas em um grande terreno terraplanado no bairro União. Começava, assim, a construção do novo Hospital Unimed no sul do Estado, uma unidade que atenderá a procedimentos de média e alta complexidades, respondendo ao crescimento populacional e ao aumento natural por leitos na região.

Hoje, no canteiro de obras do complexo hospitalar, é possível perceber que o projeto ganhou forma, estando com 50% de sua obra concluída. "Toda a estrutura metálica e de placas termo acústicas da fachada já foram finalizadas, assim como a infraestrutura das instalações internas. Iniciamos, agora, uma nova etapa da construção, que inclui os serviços de acabamento, com o fechamento e a pintura de paredes, instalação de esquadrias de vidro, pavimentação externa e execução do trevo de acesso ao hospital", afirma o presidente da Unimed Sul Capixaba, o médico Leandro Baptista.

O ritmo da obra segue conforme o planejado inicialmente, o que permitirá o funcionamento da unidade já no primeiro semestre de 2020. Quando estiver em operação, em sua fase I, o novo Hospital Unimed receberá cerca de 600 colaboradores em áreas como Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Técnico de Enfermagem, Medicina, Recepção, Portaria, Vigilância, entre outras.

"Somente nesse período de obras, a unidade já gerou cerca de 200 empregos diretos por mês para trabalhadores de diferentes áreas. Também estimulou os negócios locais, desde os pequenos fornecedores de refeições, até profissionais da alta tecnologia, passando pelas áreas de hotelaria, aluguéis, comércio e outros", destaca Leandro Baptista.

O presidente da Unimed Sul Capixaba acrescenta que um dos principais impactos positivos da unidade virá com o desenvolvimento local, já que a construção do novo hospital atraiu os olhares do empresariado para a região, indicando que outros negócios devem despontar no local a partir da iniciativa da cooperativa de saúde.

"Acreditamos nesse projeto porque além de proporcionar uma oferta segura de leitos aos nossos clientes, ele será capaz de contribuir com o desenvolvimento econômico do município. Passados um ano do início da obra, estamos convencidos de que traçamos um caminho ousado, seguro e saudável para o desenvolvimento sustentável da cooperativa e da região em que se encontra", completa.

 


Infraestrutura moderna, com tecnologia de ponta

O investimento total na construção do novo Hospital Unimed superou a casa dos R$ 72 milhões, somados os valores do terreno e o da construção. A unidade terá Centro Cirúrgico com dez salas e unidade de hemodinâmica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 20 leitos, 102 leitos em unidades de internação, serviços de Oncologia e Centro de Diagnóstico por Imagem. Mais detalhes sobre o complexo hospitalar também estão sendo apresentados a representantes da sociedade por meio de visitas guiadas ao local da obra promovidas pela Unimed Sul Capixaba.

De acordo com o presidente da cooperativa, Leandro Baptista, o cuidado com o cliente e a valorização dos cooperados e colaboradores foram os pontos centrais para o desenvolvido de todo o projeto. "Tivemos a atenção de trazer o que há de mais moderno em inovação, tecnologia e sustentabilidade para o projeto deste novo hospital. Quando estiver em funcionamento, ele proporcionará um atendimento com qualidade, conforto e segurança, com equipamentos de ponta e com a capacidade técnica dos nossos médicos cooperados" afirma.

Para facilitar o acesso, inclusive de quem chega de outros municípios, também será construído um trevo em frente à unidade, que contará ainda com quatro entradas de acesso independentes, três elevadores, reservatórios de água de chuva e mais de 400 vagas de estacionamento. "Temos muito orgulho desse projeto e da forma como ele vem sendo conduzido. Ele representa um grande marco, não só para Unimed Sul Capixaba, mas para toda a região Sul, que confirma a sua evolução na assistência à saúde", finaliza.

Comentários