Consumidor pode consultar preços dos combustíveis na internet - Jornal Fato
Economia

Consumidor pode consultar preços dos combustíveis na internet

Procon de Cachoeiro divulga tabela de valores quinzenalmente, no site da prefeitura


Os moradores de Cachoeiro de Itapemirim podem acompanhar pela internet os valores de combustíveis praticados nos postos da cidade. Quinzenalmente, o Procon Municipal divulga no site da prefeitura a pesquisa de preços que realiza junto aos estabelecimentos. 


O órgão de defesa do consumidor esclarece que o levantamento referente à primeira quinzena de junho não pôde ser publicado, por motivo de ordem técnica, e que uma nova pesquisa será disponibilizada na próxima semana.

"Os postos nos encaminham a tabela de preços por e-mail, obedecendo a um calendário previamente elaborado. Contudo, problemas relacionados ao funcionamento do correio eletrônico - agora sanados - impossibilitaram a elaboração da planilha. É importante ressaltar que esse trabalho não para. Estamos sempre monitorando os preços, em benefício do consumidor. A previsão é que publiquemos a próxima pesquisa na quarta-feira, dia 19", explica o coordenador do Procon, Rogério Athayde. 


Para acessar as pesquisas - a última data do dia 22 de maio -, basta entrar na área do Procon no site www.cachoeiro.es.gov.br, pelo menu 'Secretarias'. 

Combate a práticas abusivas
O Procon de Cachoeiro também atua para coibir práticas abusivas nos postos de combustíveis, verificando o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre Ministério Público e estabelecimentos. Esse acordo limita o lucro na venda de combustíveis no município. 


"Independentemente das variações de preços do mercado, o lucro desses fornecedores tem que estar dentro dos 20%. Caso contrário, fica configurada a prática abusiva. Recentemente, recebemos cerca de oito ofícios do MP para novas verificações junto aos postos, e os resultados dessas inspeções são encaminhados ao órgão", frisa Athayde.

Comentários