Casagrande avalia flexibilização para atividade econômica

Definição deve sair neste sábado. Governador poderá permitir a cidades com poucos casos de covid-19 reabrir comércios

17/04/2020 20:32
Casagrande avalia flexibilização para atividade econômica

O governador Renato Casagrande (PSB) acena com a possibilidade de abrir a atividade comercial nos municípios que apresentarem menor número de casos de covid-19. A definição, no entanto, só deve acontecer neste sábado (18). A possibilidade foi revelada em entrevista coletiva no início da noite desta sexta-feira (17).

 

"Estamos concluindo debate para ver se em alguns municípios conseguimos liberar atividade econômica. Amanhã teremos estudo definitivo e isso pode nos dar possibilidade de protocolos rigorosos. Isso é assunto para amanhã (sábado), ainda não tenho esse mapa pronto. Passarei o dia inteiro reunido para tomar essas decisões".

 

Casagrande defendeu as medidas de isolamento horizontal. Segundo ele as decisões foram tomadas na hora certa, no momento da transmissão local. ?Conseguimos ganhar tempo. Apesar de perdermos vida, o sistema de saúde está suportando. Tomamos decisão por recomendação e orientação técnica, dos profissionais de saúde. Eu tenho convicção que conseguimos salvar vidas?.

 

Depois de reunião com as federações comerciais capixabas, Casagrande dá sinais de que pretende relaxar algumas restrições. ?Há sugestões importantes que levaremos em consideração. Pode ser que a nossa avaliação, e eu como governador, permita que alguns municípios com número menor de casos, tenha possibilidade de abrir atividade comercial, sabendo que se a situação do município se agravar, o comércio será fechado novamente".

 

O governador explicou que no primeiro momento, foram analisados número de casos por município. Coeficiente de incidência. ?Durante a outra semana, vamos incluir números de leitos e outras variáveis. Não posso adiantar porque isso não está pronto ainda. Mantida a política do isolamento, do distanciamento e não aglomeração, vamos ver o que é possível flexibilizar na atividade econômica".

 

Entretanto, ele assegura que estudar a possibilidade de abrir os comércios, não significa que esteja abrindo mão do isolamento social. ?Vamos ter que aprender a conviver com essa virose enquanto não tiver tratamento. Atividade econômica com proteção à vida, que é prioridade. Tendo essa cultura nova, vamos fazer liberação ".